São Paulo — As negociações da fusão Localiza-Unidas, respectivamente primeira e segunda maiores empresas do mercado de locação, gestão de frotas e venda de seminovos, avançaram com base em duas importantes sinergias: o grande poder de barganha que passam a ter nos negócios envolvendo compra de veículos novos, dada a escala conjunta proporcionada por ambas as empresas, e a possibilidade de se reduzir custo operacional, um mantra que as companhias vinham reproduzindo desde os primeiros meses da pandemia.
Somadas as frotas atuais das duas surge um volume de cerca de 500 mil veículos, uma frota relevante em constante desmobilização e renovação. Analistas ouvidos pela Agência AutoData disseram em uníssono que o novo competidor surgido do processo de fusão conseguirá condições de compra ainda melhores do que aquelas que já tinha atuando no mercado de forma independente.
"Tamanho e escala fazem muita diferença na hora de se comprar um veículo", disse Eduardo Guimarães, analista da Levante Investimentos. "O que se pode esperar de um competidor desse tamanho é que ele terá melhores condições para negociar grandes lotes com as montadoras, dada as possibilidades de se vender depois em uma rede que será gigantesca."
Para Bruno Komura, da Ouro Preto Investimentos, a unificação das estruturas de venda também fortalece a ideia de que Localiza-Unidas será um cliente para as montadoras capaz de fechar negócios com maior poder de barganha:
"É a número um se fundindo com a número dois do mercado, empresas que já constituíam clientes relevantes para as montadoras a ponto de sustentarem a produção de veículos de entrada, por exemplo. Juntas, compartilhando estruturas, a tendência é a de que se tornem mais atrativas às fabricantes a ponto de obterem preços mais baixos".
O anúncio do acordo, feito na terça-feira, 22, foi bem recebido pelo mercado considerando a valorização dos papeis das companhias que tem o capital listado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. A ação da Locamerica, que controla a Unidas, saiu de R$ 21, cotado na segunda-feira, 21, para R$ 24,8, na quarta-feira, 23. Já as ações da Localiza, saltaram de R$ 50,7 para R$ 58,9 no mesmo intervalo de tempo.
Na opinião dos analistas a valorização mostra que os investidores enxergam potencial de crescimento nos mercados onde as empresas atuam. A Localiza é vista como companhia referência no segmento de locação, com rede capilarizada no Brasil por meio de pontos de venda próprios e por aqueles regidos pelo sistema de franquia, e também em países da América Latina.
A Unidas, por sua vez, tem como especialidade, segundo os analistas, o serviços no segmento de gestão de frotas. Dessa forma, a fusão representa a ambas a oportunidades de se fortalecerem de forma mais rápida nas áreas onde precisavam crescer.
"Outra sinergia do negócio é a capacidade que uma empresa oferece à outra de se fortalecer nos segmentos em que enfrentavam dificuldades para competir. Com a fusão isso deixará de ser um entrave", disse Komura, da Ouro Preto Investimentos.
Relatórios divulgados pelos bancos também apontaram como principal sinergia da fusão o aumento do poder de compra de veículos da nova empresa. O documento produzido pelos analistas do Bradesco indica maiores descontos nas transações com OEMs. O relatório do Santander segue na mesma linha, mostrando acréscimo de R$ 1,5 bilhão ao caixa da nova empresa para compra de novos veículos. O relatório do banco cita, ainda, possibilidade de compra de 320 mil veículos/ano pela nova empresa.
A redução de custos também é apontada como característica marcante da possível união Localiza-Unidas. Nos últimos trimestres as duas companhias anunciaram intenções de diminuir os custos para enfrentar o período de pandemia. "O movimento está acontecendo no mundo das montadoras e é natural que passe também pelo das locadoras. Fusões, aquisições e joint-ventures serão comuns daqui pra frente porque as empresas buscam formas de gastar menos enquanto se preparam para o futuro", disse Fernando Trujillo, consultor da IHS Markit.
A fusão também é vista como uma forma de modernização da Localiza, a maior empresa do mercado. A união com a Unidas torna mais ágil o processo de digitalização do negócio, por exemplo. "A Localiza é uma máquina enorme de locação e desmobilização de ativos. Como o novo mercado demanda mais agilidade em termos de novos modelos e canais de vendas, algo que estava sendo trabalhado melhor pela Unidas, a fusão acelera um processo que já era esperado", disse Guimarães, da Levante Investimentos.
Pode ser também, seguiu o analista, uma resposta ao avanço da concorrente Movida nesse campo dos serviços digitais. Por outro lado, relatório do Credit Suisse suscita que quaisquer medidas impostas à nova empresa provavelmente representariam oportunidades de crescimento significativas e lucrativas para todas as empresas em questão, inclusive a Movida, embora ela venha a ser quatro vezes menor do que a Localiza-Movida.
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