São Paulo – A pandemia de covid-19 demandou mudanças para que a Volkswagen Caminhões e Ônibus se adaptasse a uma nova realidade de trabalho. Esses movimentos, explicou o presidente Roberto Cortes durante o segundo dia do Seminário AutoData O Novo Brasil, realizado na terça-feira, 29, deverão ajudar a superar o momento de crise do mercado.
"Tivemos que reorganizar todo o nosso processo fabril e os postos de trabalho. Criamos horários flexíveis nos escritórios para evitar aglomerações, aceleramos o home office e o uso da tecnologia para realizar reuniões internacionais e avançamos nas áreas de digitalização e conectividade. Também pretendemos mudar algumas estruturas internas de trabalho nos próximos meses".
Inovar também é um ponto que Cortes considera importante em momentos de crise. E as ações tomadas seguem nesse sentido: "Fazer as coisas sempre iguais não garante que será possível sair da crise, por isso a necessidade da inovação. Temos que estar sempre pensando dessa forma".
O executivo também disse que criou uma fórmula própria para superar as crises, depois de passar por dezoito momentos complicados do mercado durante a sua carreira na empresa. Ela é baseada em cinco pilares, sendo que dentro de cada um existem vários outros pontos que são trabalhados:
"O primeiro é aceitar que a crise existe e trabalhar para superá-la. O segundo é saber liderar a empresa e ter ferramentas que ajudem a companhia, seguido pelo terceiro, que é saber gerenciar e identificar as prioridades, assim como as oportunidades e fazer a lição de casa. O quarto ponto é a comunicação interna e com os parceiros, tem que ser clara e direta, e o quinto pilar é a perseverança".
Foto: Reprodução.