São Paulo – O consumidor que desejar uma picape Fiat Strada em versões de entrada, mais dedicadas ao trabalho, precisará esperar em torno de sessenta dias para receber. Por mais que a FCA acelere a produção em Betim, MG – e o ritmo das linhas da picape dobraram de julho para setembro –, a demanda segue superior à oferta, ao menos nestes primeiros meses de disponibilidade da nova geração.
“A demanda cresce mês a mês, o volume é surpreendente”, disse o diretor de operações comerciais da Fiat no Brasil, Herlander Zola. “Em setembro chegamos próximos ao ritmo de produção de 12 mil carros. É o dobro do primeiro mês. E esperamos crescer mais em outubro.”
A missão é complicada e não depende, apenas, da FCA. Componentes importados precisaram chegar via transporte aéreo porque não há como esperar pelo frete marítimo. E a equipe de compras teve que convencer os fornecedores a investir para acompanhar o ritmo: muitos olhavam com desconfiança para as projeções de vendas apresentadas pela companhia.
Novos modelos são importante ingrediente para atrair consumidores para as concessionárias, diante de um mercado deprimido, se comparado com 2019, e competitivo. Nos últimos meses, mesmo com a pandemia, lançamentos importantes chegaram ao mercado, como a própria nova geração da picape Fiat, a nova Chevrolet Tracker, o novo Peugeot 208 e o Volkswagen Nivus. A Caoa Chery promoveu nada menos do que dois lançamentos, o sedã Arrizo 6 e o SUV Tiggo 8.
Para atender à demanda pelo utilitário esportivo, produzido em Anápolis, GO, a Caoa Chery precisou acelerar algumas medidas que, embora estivessem nos planos, não eram para serem tomadas tão cedo, segundo o CEO Marcio Alfonso:“Estamos, agora, ajustados para entregar seiscentas unidades por mês, que era a nossa projeção otimista. Para a nossa surpresa o volume subiu muito rápido: em um mês fomos obrigados a chegar a esse ritmo, pois começamos com trezentas unidades por mês”.
Os resultados começam a aparecer no ranking de emplacamentos: o SUV de sete lugares da Caoa Chery foi o terceiro mais emplacado da marca em setembro, com mais do que o dobro do volume do terceiro mês. A Strada foi não só o Fiat mais vendido no mês passado: liderou o mercado brasileiro.
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