São Paulo – A Mercedes-Benz registrou em setembro o melhor mês em vendas de peças no ano. O volume de setembro superou o do período anterior à pandemia, segundo seu diretor de peças e serviços ao cliente, Silvio Renan: "Na comparação com março, quando a pandemia começou a gerar impactos sobre nossos negócios, o incremento foi de 43%. No acumulado do ano nosso crescimento está de 8% a 10%".
Ele apresentou outros dados para comprovar a forte recuperação: na comparação do faturamento no pós-vendas do primeiro trimestre com os números do terceiro trimestre foi registrada expansão de 22%. Cresceu também o movimento nas oficinas Mercedes-Benz, com as vendas de serviços para os clientes crescendo 12% no ano.
As vendas de peças da linha Alliance, dedicada ao mercado de reposição e que atende a veículos da Mercedes-Benz e dos concorrentes, cresceu 20% de janeiro a setembro de 2020 ante igual período de 2019. Para essa linha a companhia projeta uma expansão no portfólio até dezembro, com cerca de duzentos lançamentos, chegando a 1 mil peças disponíveis.
Segundo Renan são os caminhões que estão puxando a demanda, pois o setor de ônibus sofreu mais com a pandemia e está em ritmo de retomada mais lento – ainda mais em alguns segmentos como o rodoviário de longa distância, com o fretamento e o transporte urbano ajudando a reduzir a retração na demanda.
Cerca de 85% do faturamento gerado com a vendas de peças vêm das originais, 10% fica com o portfólio do Renove e a linha Alliance representa de 3% a 4%, dependendo da região. O diretor avaliou que esse cenário poderá mudar nos próximos anos: "A tendência é que a Renove ganhe atratividade e aumente sua participação. Sempre estamos avaliando componentes que podemos entregar com a mesma qualidade dos originais e com preço 40% menor".
Na Europa a participação do Renove, em alguns países, chega a 40%, e nos Estados Unidos representa de 20% a 25% do faturamento.
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