São Paulo – A BlaBlaCar agregou à sua plataforma de caronas um novo modelo de negócio, o marketplace de passagens de ônibus. Agora os usuários terão duas opções disponíveis: solicitar uma carona ou adquirir um assento em um ônibus de mais de quarenta empresas operadoras rodoviárias diferentes. Ricardo Leite, diretor geral da companhia no Brasil, revelou projeções otimistas a partir de 2021:
"Queremos ter cerca de cem empresas de viação parceiras, vender 950 mil passagens e movimentar R$ 84 milhões com esse novo negócio. Os números mostram a ambição que temos em ser um dos principais canais de vendas online de passagens de ônibus, segmento no qual existe muito espaço para ser explorado no País: apenas 10% das vendas anuais são realizadas por canais digitais".
Para se diferenciar no mercado, uma vez que já existem algumas empresas no marketplace de passagens de ônibus, Leite aposta em ofertas e preços exclusivos, e taxa de conveniência 50% menor do que a cobrada pelos seus concorrentes – e que será zerada no futuro. Mas o grande diferencial está em unir dois modelos de transporte, a carona e a passagem de ônibus. Assim, o usuário que precisar, pode programar o trecho até a rodoviária por meio da mesma plataforma.
O novo negócio já alcança a base de 7 milhões de usuários cadastrados da BlaBlaCar, público considerado um pouco diferente daquele que seus concorrentes atendem.
A intenção é complementar o negócio das viações, alavancar as vendas online, preencher os assentos vazios durante as viagens e ganhar um porcentual sobre o valor de cada passagem comercializada em sua plataforma – um modelo de negócio considerado bom para ambos os lados. Com esses argumentos a BlaBlaCar pretende atrair novos parceiros para atingir suas metas até dezembro de 2021.
Mesmo bastante otimista com o novo negócio, que já existe em outros países, Leite reconheceu alguns entraves que deverão ser superados. O mercado de viagens de ônibus andou de lado nos últimos anos e foi fortemente afetado pela pandemia da covid-19, com expectativa de encerrar o ano com 70% a 80% da demanda registrada em 2019: "Nossa projeção é de um forte crescimento nos próximos anos, principalmente na compra de passagens online".
O marketplace já está funcionando, depois de ser testado desde fevereiro com dezesseis empresas parceiras, número que nos próximos dias avançará para quarenta empresas de transporte, que já fecharam contrato e serão integradas à plataforma, que oferecerá mais de 30 mil rotas de viagens que atenderão a quase todos as regiões do País.
Fotos: Divulgação.