São Paulo – Com alguns meses de atraso, por causa da alteração no cronograma forçada pela pandemia da covid-19, a nova geração do Nissan Versa, agora importada de Aguascalientes, México, começou a ser faturada para a rede de concessionárias na quarta-feira, 28. No começo da noite entrou em pré-venda, com algumas unidades topo de linha ofertadas a condições especiais.
Seu espaço interno, um dos diferenciais para o segmento, ficou ainda maior: a Nissan aumentou em 5cm a largura, garantindo ainda mais espaço aos ombros dos passageiros. O porta-malas ganhou 22 litros na comparação com o antecessor, outro ponto de destaque para o sedã que chega para competir com Toyota Yaris, Volkswagen Virtus e Honda City, segundo o diretor de marketing Tiago Castro.
Os preços partem de R$ 72 mil 990 na versão de entrada, Sense Manual. Oferece, de série, chave por aproximação, partida por botão, retrovisor de vidros elétricos, seis airbags, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa e os bancos com a tecnologia Zero Gravity, disponível em algumas versões do Kicks e da Frontier.
Por R$ 77 mil 990 o cliente leva a Sense com transmissão CVT, que oferece também piloto automático. As vendas, porém, se concentrarão nas duas versões da prateleira de cima: R$ 83 mil 490 na Advance CVT, que oferece sensor crepuscular, kit multimídia Nissan Connect, farol de neblina, câmera de ré, e R$ 92 mil 990 na Exclusive CVT, que agrega alerta de colisão frontal, assistente de frenagem e outros itens de segurança, faróis full LED, ar-condicionado automático e rodas de liga leve de 17’’.
“Em torno de 70% das vendas deverão ficar nas versões Advance e Exclusive”, projetou Castro. “Até o fim do nosso ano fiscal, que se encerra em março, estimamos vender 7 mil unidades”.
O presidente da Nissan Brasil, Marco Silva, disse que não há impedimento de negociar volumes adicionais com a subsidiária mexicana, uma vez que, por meio do acordo comercial bilateral do Brasil com o México, há livre-comércio. Ele descartou também produzir o modelo na fábrica de Resende, RJ – a geração anterior começou importada do México e foi nacionalizada um ano depois.
“Nosso planejamento regional prevê a concentração de modelos em determinadas fábricas para atender a região. No caso do Versa, ele é também vendido para os Estados Unidos, então concentramos no México a produção. No futuro pode ser que revisemos essa estratégia, mas por enquanto não há planos de localização”.
O Versa está disponível em oito cores: dois tons de vermelho, dois tons de branco, preto, prata, cinza e azul. Por dentro é possível escolher por bancos pretos com tons cinzas e vice-versa. A Nissan oferece, também, acessórios que podem ser incorporados às versões, como carregador de celular por indução, sensor de estacionamento dianteiro e soleira de porta.
Fotos: Divulgação.