São Paulo – A produção de veículos na Argentina somou 21 mil 809 unidades em fevereiro, queda de 16,5% com relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados divulgados pela Adefa, associação que representa as fabricantes daquele país, apontam redução de 10,3% com relação ao ritmo das linhas em janeiro.
A queda é explicada pela quantidade de dias úteis do mês passado: doze, ante os dezoito de fevereiro de 2020. Segundo a Adefa quatro empresas pararam as linhas para conceder férias aos trabalhadores e promover adequações nas linhas de produção.
No bimestre saíram das linhas de montagem 46,1 mil veículos, 1,5% a menos do que no mesmo período do ano passado.
Deste volume foram exportadas 15,1 mil unidades, avanço de 26,3% com relação a janeiro, mas 16,9% abaixo do volume enviado a outros países em fevereiro do ano passado. No bimestre os embarques somaram 27 mil veículos, 0,6% acima dos primeiros dois meses de 2020.
As vendas na Argentina, segundo a Acara, que representa as concessionárias de veículos, somaram 30,1 mil unidades em fevereiro, volume 8,9% maior do que o registrado em igual mês de 2020. Ante janeiro houve recuo de 39,4% nos licenciamentos.
O acumulado do bimestre teve alta de 9,9%, com 79,6 mil veículos comercializados.
De acordo com a entidade o resultado de fevereiro ficou próximo da projeção inicial de 30,8 mil veículos, mas foi impactado pelas ações que restringem a circulação da população para combater a pandemia da covid-19, assim como pelos entraves de importação: "O impacto foi maior por parte da oferta do que pela demanda, principalmente de modelos importados".
Durante os próximos noventa dias a Acara acompanhará de perto a evolução da pandemia nos principais centros urbanos da Argentina, que continuarão convivendo com algumas restrições, mas um aumento no número de contaminados e a necessidade de um isolamento social mais rigoroso poderão impactar diversos setores da economia e a indústria automotiva não ficará de fora.
Do total vendido em fevereiro os automóveis e comerciais leves representaram 28,3 mil unidades, crescimento de 7,2%. O segmento pesado somou, aproximadamente, 1,8 mil vendas, expansão de 46,5% ante igual período de 2020.
O Fiat Cronos registrou 3,2 mil vendas e liderou com folga o mercado em fevereiro, seguido pelo Volkswagen Gol, que teve 1,7 mil licenciamentos. Em terceiro lugar ficou o Peugeot 208 com 1,5 mil unidades.
No ranking por marca a Toyota vendeu 5,7 mil unidades e conquistou a primeira posição. Em segundo lugar ficou a Volkswagen, com 4,8 mil, e a Fiat aparece na terceira posição somando 4,1 mil unidades.
Foto: Divulgação.