São Paulo – O case da Agência AutoData de Notícias, que comemora suas primeiras 5 mil edições no sábado, 10, merece um estudo peculiar: nasceu por solicitação de amigos nossos que paririam o Panorama Brasil, que uns achavam que seria mais um jornal papel mas que, afinal, tornou-se o primeiro portal dedicado à economia no País, em plena bolha da internet. O festejado Roberto Müller Filho tinha essa missão no seu colo, e sugeriu que nós, AutoData, criássemos uma agência para suprir de notas automotivas o Panorama Brasil. E que as divulgássemos no dia seguinte.
Seria, esta, a terceira frente de negócios da AutoData Editora, inaugurada pela Editora, em 1992 e, depois, pela AutoData Serviços Editoriais, que desde 1995 prestava serviços para a Assobens e para a Acav, e que prosseguiu, naquele mesmo 2000, com a primeira edição do Prêmio AutoData, Os Melhores do Setor Automotivo no Brasil.
Delegamos a tarefa de editor da novel Agência ao repórter Marcos Rozen, que já se destacava como senhor de conhecimento e de seriedade. A equipe foi alojada no estágio upper da casa 1, lá na rua Pascal – no banheiro de uma suíte: a chefe de arte, Renata Montanhana, ocupava o espaço do box.
Ao longo do tempo, pelo sal de seus trabalhos, a Agência ganhou vida própria e tonou-se genuína contribuinte para o grupo de empresas que formavam AutoData. A ponto de o maior interesse das empresas do setor, e de seus executivos, era ilustrar o nosso Saiba Antes, aquelas notícias que, centenas de vezes, fomos os primeiros a prover na tela de nossos leitores.