São Paulo – Após o fim do programa do governo que patrocinou descontos para a compra de automóveis novos o mercado voltou a andar de lado e 2023 deve ser o terceiro ano seguido de estagnação. É o que mostra reportagem especial que ilustra a capa da revista AutoData de setembro, já disponível para ler on-line ou baixar o arquivo em PDF.
Para 2024 o horizonte parece bem melhor para os fabricantes de caminhões e máquinas de construção, graças ao PAC, nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento, que prevê obras de infraestrutura que devem acelerar a demanda por veículos pesados. É o que mostra mais esta reportagem especial da publicação de setembro.
O promissor uso do hidrogênio para descarbonizar as emissões dos veículos também está nas páginas de AutoData deste mês, destacando testes que começam ser feitos na USP, a partir de 2024, com o gás extraído do etanol para alimentar um Toyota Mirai e um ônibus Marcopolo, ambos veículos elétricos equipados com células de combustível alimentadas por hidrogênio, que geram a energia elétrica a bordo dos veículos.
Na tradicional entrevista mensal From The Top com executivos do setor automotivo Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, fala dos planos de reestruturação para dar novo brilho à mais antiga fabricante de caminhões e ônibus do País.
Esta edição também traz as empresas, produtos e personalidades que estão concorrendo ao Prêmio AutoData 2023. Foram selecionados pelo corpo editorial de AutoData 65 iniciativas, em dezesseis categorias. Todos os cases estão descritos nesta revista para melhor orientar o voto dos leitores, que já podem escolher os melhores a partir de agora. A votação vai até o fim de outubro e os vencedores serão anunciados e premiados em novembro.
Estes e muitos outros assuntos estão nas páginas da mais completa revista mensal dedicada às notícias do setor automotivo, basta clicar aqui para ler on-line ou baixar o PDF. Boa leitura e até o mês que vem.