São Paulo – O novo corte no IPI de produtos industrializados, agora de 35% em vez dos 25% de desconto no imposto, não contempla os veículos automotores. Para automóveis e comerciais leves foi mantido o desconto de 18,5% na alíquota, menor do que o dos demais setores, anunciado em fevereiro.
O IPI incidente nos veículos varia, de acordo com a motorização, combustível e eficiência energética, de 5,7% a 20,4%. Havia a expectativa da indústria de o novo corte, anunciado com pompa pelo presidente Jair Bolsonaro, incluir os automóveis e comerciais leves, o que ajudaria a movimentar o mercado.
O corte anunciado em fevereiro, efetivado em março, pouco surtiu efeito: embora várias marcas tenham reduzido seus preços e feito campanha para atrair o consumidor às revendas, o volume de vendas não cresceu, até porque o setor sofre com falta de peças e componentes que tem obrigado as fábricas a reduzir produção.
No caso de algumas marcas não houve nem redução de preço: o IPI descontado serviu apenas para que novos aumentos não fossem promovidos, diante do cenário de pressão nos custos das matérias-primas global.