São Paulo – A fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, SP, começará a produzir o eO500U, seu chassi elétrico, até dezembro. Segundo Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da empresa, as primeiras entregas serão feitas ainda este ano, independentemente do contexto de falta de peças e componentes que tem reduzido a produção.
O elétrico é um dos destaques da Mercedes-Benz na Lat.Bus, feira dedicada ao setor de ônibus que abriu as portas no São Paulo Expo, em São Paulo, na terça-feira, 9. Junto a ele foi apresentada toda a linha de chassis Euro 6, que entra em produção no ano que vem, composta por 21 modelos e mais de setenta configurações, de 9 a 37 toneladas.
De acordo com Barbosa o desafio será atender à demanda por modelos Euro 5, uma vez que os operadores estão em busca de renovar suas frotas com a linha atual antes da entrada da nova, que terá preços superiores: “As buscas estão fora da média. Os emplacamentos atuais não refletem a demanda, que está pelo menos 50% superior. Só podemos produzir Euro 5 até 31 de dezembro e corremos para atender a todos os pedidos”.
Barbosa disse que, somente por causa da troca tecnologia, o incremento de preço chega a 15% comparado com o chassi com seu similar dotado de sistema de controle de emissões anterior. No caso da Mercedes-Benz, ele disse, há uma grande intercambialidade de peças dos Euro 5 e Euro 6.
“Conseguimos acrescentar mais torque e mais potência e atender às normas sem acrescentar outra turbina: os motores usam o sistema SCR com um turbo. São dois modelos de 12,8 litros, um de 380 e outro de 480 cavalos.”
A linha Euro 6 de chassis Mercedes-Benz ganha, também, amplo portfólio de tecnologias de assistência à direção e segurança. Um dos destaques é a frenagem automática de emergência, cujo sistema, a partir da nova geração, passa a identificar também pedestres.
Outra novidade apresentada pela companhia na Lat.Bus é o seu sistema de telemetria dedicados a frotas de ônibus, o Fleet Bus.