Programa de Visitas foi estruturado em parceria com a Serra Verde Express, especializada em turismo
Araquari, SC – Nos mais de 110 mil m² de área construída do complexo industrial do Grupo BMW em Araquari, SC, são feitas operações de armação de carroceria, pintura e montagem final, em uma operação que privilegia a mão de obra humana, com pouca automatização se comparada a fábricas de grande volume. O local, que tem capacidade para produzir 32 mil veículos por ano mas opera com um terço deste volume, poderá ser visitado a partir de 1º de outubro por qualquer cidadão, por meio de um programa de visitas estruturado com a Serra Verde Express.
Segundo Otávio Rodacoswiski, diretor geral da unidade, abrir as portas da fábrica para visitantes externos é uma intenção antiga da companhia, que tem vontade de divulgar mais as suas operações produtivas no Brasil: “Tentamos algumas vezes no passado mas não conseguimos estruturar algo com qualidade. Então decidimos buscar ajuda com profissionais de turismo, pois eles possuem o conhecimento que nós não temos para desenhar esses tours”.
Assim a BMW chegou à Serra Verde Express, empresa com sede em Curitiba, PR. Juntas desenvolveram um tour de três horas em que até doze pessoas, por grupo, passarão pelas áreas de carroceria, montagem final e na pista de testes – nesta os visitantes têm a possibilidade de andar a bordo de um BMW ali produzido. São guias de turismo treinados, e não engenheiros, que conduzem a visita, o que torna a linguagem menos técnica.
A iniciativa não é inédita dentro do Grupo BMW: no Exterior algumas fábricas oferecem programas de visita semelhantes. Segundo Rodacoswiski é comum que pessoas parem à porta da fábrica e perguntem como fazer para visitar: “Criamos um hotsite sem grandes informações, com apenas um Em Breve, e mais de duzentas pessoas se cadastraram”.
A Serra Verde Express estima 1,6 mil visitantes por ano. As visitas custam a partir de R$ 190 por pessoa, apenas para maiores de 10 anos. Interessados podem comprar ingressos em https://www.visitabmwgroupbrasil.com.br/.
O que ver na fábrica – A reportagem da Agência AutoData esteve presente na fábrica e fez o mesmo tour que será oferecido aos visitantes. Ele inicia na área de armação da carroceria, onde se observa as duas linhas de montagem paralelas que produzem Série 3, X3, X4 e, em breve, a nova geração do X1. Uma coisa chama a atenção: os 1,5 mil pontos de soldas nas carrocerias não são feitos por robôs, mas por soldadores.
Dali a visita partiu para a pintura, que é apresentada por meio de vídeo, vez que a área é altamente delicada e suscetível a contaminações. Seguimos para a área de montagem, onde todos os processos de colocação e de união de bancos, portas, chassis, motor, rodas e outros itens ao veículo são apresentados pelo guia, assim como as inspeções de qualidade, que são muitas.
Carroceria de um Novo X1 pintada em Araquari
O ponto alto do tour, porém, ficou guardado para o final: como 100% dos carros produzidos em Araquari são testados em pista os visitantes poderão sentar ao lado de um piloto BMW e conferir parte das provas de frenagem, teste de ruídos e etc.