São Paulo – Com dezessete marcas de autopeças sob seu guarda-chuva a Frasle Mobility fez a estreia de seu novo nome – antes só Fras-le – para o público na Automec, maior feira do aftermarket automotivo da América Latina, aberta de 25 a 29 de abril no São Paulo Expo. Não só a nomenclatura mudou mas, também, o posicionamento de mercado da empresa, controlada pelo grupo Empresas Randon, que tem 55% de seu controle acionário.
Sérgio Carvalho, CEO e presidente da Frasle Mobility – e também CEO da Empresas Randon –, contou que o novo nome reflete a mudança de portfólio da empresa, antes focada em elementos de fricção de freios, como pastilhas e lonas:
“A Frasle triplicou de tamanho nos últimos anos e com as aquisições que fizemos [oito empresas compradas desde 2017] hoje é outra empresa, em que os produtos de fricção representam só metade das vendas globais. Temos agora uma linha completa de componentes não só de frenagem, mas também de suspensão e direção após a aquisição da Nakata. São elementos de troca obrigatória na manutenção de veículos, o que nos garante faturamento constante”.
Para Anderson Pontalti, diretor superintendente da Frasle Mobility, a mudança “não é um ponto de partida, mas de chegada, porque precisávamos de outro nome que representasse melhor o momento de forte expansão de nossos negócios”.
O executivo destacou que, dependendo do componente, hoje a Frasle está em primeiro, segundo ou terceiro lugares dentre as empresas que mais vendem no mercado de reposição de autopeças: “Temos todo o undercar, tudo que está embaixo do veículo, da direção à roda”.
Forte presença internacional
A aquisição da Nakata, concluída em 2020, mudou a composição de receitas externas e domésticas da Frasle, conforme explicitou Sérgio Carvalho:
“Antes 55% do faturamento vinham de nossas operações internacionais e exportações e, agora, este porcentual baixou para 40% por causa da nova composição de produtos. Mas nossa intenção é voltar a elevar as receitas externas, porque elas protegem nosso balanço de crises. Nós gostamos bastante disto e nossos acionistas também”.
Das receitas em dólar atualmente 56% vêm das operações da Frasle no Exterior e 44% de exportações das fábricas brasileiras.
Aftermarket aquecido
Carvalho observou que o mercado de reposição segue em crescimento em todos os países nos quais a Frasle atua. Este ano o faturamento em todo o mundo da empresa neste segmento deve avançar de 10% a 20% na comparação com 2022, para R$ 3,3 bilhões a R$ 3,7 bilhões. Para o Brasil a projeção é parecida.
“Nossos clientes nos dizem que tiveram o melhor primeiro trimestre da história este ano. As passagens pelas oficinas permanecem aquecidas.”
Só Nakata para motos
Dentre as mexidas no pacote de marcas da Frasle no aftermarket a Nakata foi escolhida para representar todos os itens da empresa para motos. Assim as peças de freios, como pastilhas Fras-le ou discos Fremax, agora serão vendidos no mercado de reposição sob a marca Nakata, disse Pontalti: “Resolvemos incorporar todos os componentes oferecidos em uma só marca que já tinha maior penetração neste mercado”.