São Paulo – Avançar para outros mercados e internacionalizar suas operações foi o caminho escolhido pela Frasle Mobility e pelo Grupo ABG. Durante o Seminário AutoData Compras Automotivas 2023, realizado na segunda-feira, 29, Hemerson Souza, diretor de relação com investidores da Frasle Mobility, disse que a companhia exerceu uma leve pausa neste processo para focar na aquisição de outras empresas nacionais, mas já retomou seu plano de trabalho:
“Estamos avançando novamente e queremos replicar o modelo de negócio aplicado no Brasil, que já deu certo, em outras regiões. Isso também ampliará o leque de oportunidades para as empresas que atendemos. Temos uma operação madura no Brasil e somos um dos principais fornecedores de itens para reposição na América Latina”.
Alexandre Abage, presidente do Grupo ABG, disse que a empresa também quer avançar para outras regiões, diversificando suas fontes de faturamento. Este processo começou no ano passado, com o anúncio de construção de fábrica na Argentina que começará a operar em 2025 e que será sua primeira unidade fora do País:
“Não devemos parar por aí: seguimos olhando para outras oportunidades. Queremos diversificar nosso faturamento por montadoras, pela internacionalização e pelo mercado de reposição. Estamos no primeiro passo, que são as montadoras, iniciamos o segundo com a operação fora do País e o terceiro será avançar para a reposição nos próximos anos”.
Para o futuro a médio prazo das operações no Brasil os dois executivos concordaram que o setor terá muitas oportunidades para aproveitar com o motor a combustão, que ainda terá vida longa na região, que não possui recursos e infraestrutura para avançar com a eletrificação. Já o avanço da eletrificação em regiões como China, Estados Unidos e Europa trará oportunidades para que as empresas nacionais fabricantes de autopeças aumentem suas exportações, atendendo a demandas da reposição nestes mercados à medida que a cadeia de fornecimento local terá migrado para a produção de componentes para veículos elétricos.