Grupo RPoint transformou loja da Zona Norte e a rebatizou de Women@RPoint
São Paulo – Imagine uma concessionária composta somente por mulheres, inclusive no pós-venda, com a manutenção dos veículos realizada por mecânicas. Assim é a loja Renault do Grupo RPoint localizada no bairro da Casa Verde, Zona Norte de São Paulo, a primeira revendedora desse segmento a operar com equipe 100% feminina.
Embora o lançamento da Women@RPoint tenha ocorrido na quarta-feira, 3, a loja não partiu do zero: já existia naquele mesmo endereço, anteriormente como unidade da Grand Brasil, que foi adquirida pelo R Point e, nos últimos sete anos, estava focada no pós-venda.
Assim que o projeto idealizado e liderado pela diretora comercial do Grupo RPoint, Milene Sipas, começou a sair do papel, quinze profissionais foram recrutadas e começaram a ser qualificadas pela Renault Academy e em parceria com o Senai, em processos que duraram de noventa a 180 dias, a depender da função e da experiência prévia. Os profissionais do sexo masculino que ali trabalhavam foram remanejados para as outras três lojas do grupo.
O único investimento aplicado na transformação foi nos cursos de qualificação, segundo Sipas recorrentes na rede. Só que desta vez a contrapartida coube à Renault: o seu diretor de vendas e rede, Gustavo Ogawa, preferiu não divulgar valores, mas disse que o aporte, que de fato normalmente fica a cargo das concessionárias, girou em torno de três dígitos médios.
Como a loja já integrava amostra de 30% das 274 revendedoras da marca do País que apresentam o novo conceito, com logo renovado e estrutura mais enxuta, em que os tradicionais 3 mil m² dão espaço aos 548 m², e no qual os modelos se mesclam – enquanto um cliente espera a revisão do seu carro, por exemplo, entra em contrato com novidades, ao visualizar veículos 0 KM da montadora.
Mulheres em todas as funções da concessionária
Com o objetivo de promover quebra de ciclos e diversidade na prática, ao comprovar que mulheres podem desempenhar todas as funções dentro de uma concessionária e contribuir com o seu desenvolvimento, Sipas afirmou que a agenda ESG está no DNA do grupo, que também realiza ações sociais em comunidades e de reflorestamento, e que pelo segundo ano consecutivo levou o Prêmio ESG Renault – a terceira edição acabou de começar e já está na mira da RPoint: a premiação será em 2024.
“Trata-se da realização de um sonho. No início ouvi muitas coisas do tipo: isso é loucura, não vai dar certo. Mas agradeço a todo a equipe que lutou a minha luta. Pois é uma verdadeira luta para eliminar preconceitos, ultrapassar fronteiras e dispor de resultados. Esse é o primeiro passo de uma grande jornada. Espero que sejamos inspiração a outros concessionários.”
No fim do ano passado o grupo aderiu aos princípios de empoderamento feminino da ONU, Organização das Nações Unidas, os WEPs, Women’s Empowerment Principles.
A diretora comercial contou que o grupo possui 34% de seu efetivo composto por mulheres, sendo que 12% ocupam cargos de liderança: “E todas são crias da casa. Gosto da capacidade multifocal e do comprometimento das mulheres. Precisamos de mais mulheres em cargos de liderança. E, no que depender de mim e do grupo, esse número será crescente”.
Sipas relatou que o maior desafio foi encontrar mulheres mecânicas e que, por isto, a capacitação dessas profissionais é a que demanda maior tempo, pois muitas começam do zero. Na estrutura da loja há duas delas e há vagas abertas para interessadas em iniciar na carreira.
Para equilibrar a equação de mulheres novas na empresa há funcionários sombra que darão suporte no período inicial, a fim de manter a qualidade dos serviços, até que a novata adquira experiência. De acordo com Ogawa “isto já faz parte do nosso dia a dia sempre que há funcionários novos, assim como quando há férias ou alguém fica doente. Hoje, na média, um grupo econômico da Renault como a RPoint, no mínimo, tem duas lojas. Então eles fazem rotação dos profissionais pelas unidades”.
Assim como a Renault o Grupo RPoint oferece licença-maternidade de 180 dias para suas funcionárias, e dispõe de espaço para lactação e amamentação. Considerando o universo das concessionárias da marca o diretor de vendas da Renault contou que atualmente 50% das consultoras de vendas são mulheres e que, no geral, 23% dos profissionais que trabalham na rede revendedora são do sexo feminino.
O Grupo Renault possui a meta interna global de que, até 2030, 30% de seus líderes sejam mulheres e, até 2050, 50%. Hoje 21% das pessoas que exercem cargos de liderança na montadora são do sexo feminino. Até 2025 o objetivo é zerar diferença de salário existente e equalizar a presença de homens e mulheres nos processos seletivos de jovens aprendizes e estagiários.