Montadora celebra trinta anos de sua fábrica em Resende com lançamento de oito modelos
Resende, RJ – Para festejar três décadas de sua fábrica de ônibus em Resende, RJ, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou o lançamento de oito modelos Euro 6, em mais de cinquenta versões.
Como diferenciais da nova linha de chassis a montadora apostou na redução de combustível em até 5% e sistema de segurança de série, e na extensão da plataforma modular a outras versões, a exemplo do modelo piso alto para o motor traseiro.
Os preços, de acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, estão de 15% a 20% acima de modelos Euro 5. Os oito novos chassis são 8.180/R, 9.180/S, 11.180/R/S, para mini e micro, 15.210/S/R, 17.230/S e 17.260/S, para motor dianteiro, e 18.320 SL e 18.320 SH, para motor traseiro.
Foi apresentado novo motor Cummins ISF 4l de 180 cv e 600 Nm, com faixa de torque ampliada e freio de motor otimizado o que, segundo o vice-presidente de engenharia, Rodrigo Chaves, o deixa mais eficiente e melhora seu desempenho em 10%, o que reduz em iguais 10% o engate de marcha.
A tecnologia SCR dos novos motores reduziu o peso, contou Chaves, com diminuição de 20 quilos, caso dos modelos de quatro cilindros, e de 30 quilos, para os de seis cilindros. Outra novidade é que eles já estão homologados para utilizar HVO, biodiesel de segunda geração, caso o mercado evolua a este combustível.
O vice-presidente de engenharia assinalou que a segurança é prioridade na linha Euro 6. Os chassis vêm com ESC, sistema que calcula a força de frenagem nas rodas e traz programa de estabilidade de última geração, e de série. Assim como o HSA, assistente de partida em rampa, inédito, que evita que em uma subida o veículo role para baixo: “Ele identifica o cenário e freia para evitar acidentes como um atropelamento, por exemplo”.
Chaves também destacou o ATC, controle de tração adaptativo, o sistema ABS mais o EBD com melhor desempenho, que trazem suspensão pneumática integral com a promessa de ampliar conforto, acessibilidade e disponibilidade. A nova ergonomia dos modelos reduziu o esforço de direção em até 30%.
Os veículos vêm equipados, ainda, com o door brake, que agrega segurança no embarque/desembarque ao travar a partida do motor, a partir de alavanca de câmbio, se as portas não estiverem fechadas. Da mesma maneira as portas só se abrem com o manuseio da alavanca.
“O sistema de segurança é inteligente e interage com o motorista, notando, por exemplo, se o freio foi usado com abuso, se as trocas de marcha foram incorretas, o tempo que ficou em cada faixa.”
Chaves lembrou que tudo isto pode auxiliar os administradores de frotas que, muitas vezes, trabalham com remuneração variável: “Se você instrui o motorista e ele tem um controle maior de suas ações à frente do volante, é possível ajudar a melhorar o resultado dele e, consequentemente, o da frota”.
Dentro do conceito de game é possível, ainda, customizar o menu pelas variáveis que pretende ver interagir com o sistema. O sistema de conectividade, o Rio, é contratado à parte, assim como a telemetria. Dentre os opcionais há a transmissão automática de oito velocidades – com exceção do 18.320 SH em que vem de série.