São Paulo – A Solution4Fleet, empresa do Grupo Santander que desde 2019 oferece consultoria para o segmento de locação, atendendo a montadoras e concessionárias de leves, pesados e máquinas, decidiu criar sua própria marca para atuar neste segmento e disputar fatia do mercado de locação por assinatura e terceirização de frota. Com a S4F a expectativa é de avançar por todo o Brasil com o modelo de franquias.
“Nós já tínhamos toda a experiência necessária para entrar neste mercado, que apresenta crescimento exponencial e seguirá assim nos próximos anos. A expectativa é de um avanço anual de 14% à medida que os juros altos, assim como o preço dos veículos, estão trazendo muitos clientes novos para o sistema de assinatura”, disse o presidente da Solution4Fleet, André Ricardo, que acredita que esse mercado já está acima dos 150 mil veículos no Brasil: “O número da Abla é de 100 mil, mas nossos dados internos mostram um volume maior.”
Para 2023 a projeção mínima da S4F é chegar a 150 unidades, número que poderá subir para perto de 300. Até 2030 a empresa pretende chegar a 1 mil franquias, espalhadas por todo o Brasil, sendo que cerca de 10% das lojas trabalharão no segmento premium, oferecendo apenas veículos por assinatura acima de R$ 200 mil.
Para atrair parceiros interessados em abrir uma franquia da S4F a empresa aposta no custo menor de investimento na comparação com as grandes locadoras que já estão no mercado. Segundo Ricardo o custo da franquia varia de R$ 120 mil a R$ 240 mil, dependendo do tamanho da operação, e o parceiro precisa de um investimento inicial de R$ 1 milhão e mais R$ 5 milhões em crédito disponível no banco para financiar as compras dos veículos, valores considerados bem abaixo da média do mercado.
A S4F também aposta em parcerias para reduzir os custos de investimento, caso das 4,5 mil oficinas que são suas parceiras e que prestam todos os serviços de manutenção necessários sem que o franqueado tenha que investir em estrutura própria.
“Também temos diversas empresas parceiras para os financiamentos dos veículos que serão comprados pelo franqueado. Temos um grupo de compras para conseguir preços melhores com as montadoras e nossos parceiros terão acesso ao desconto oferecido por cada empresa para decidir qual modelo adquirir para compor sua frota”.
Para o primeiro ano de operação a S4F projeta que cada franqueado compre vinte carros, avançando para trinta no segundo ano e chegando a 170 unidades em seis anos, prazo para que todo o investimento tenha sido pago e a margem de lucro se tornar bem maior, disse Ricardo. Em 2030, quando a empresa pretende ter 1 mil franqueados, cerca de 70% das lojas terão uma frota deste porte, com algumas outras investindo mais para ter uma operação maior, com cerca de 1,5 mil carros, por exemplo.
Para o faturamento da S4F a expectativa é que 70% sejam resultado da assinatura de veículos e 30% da terceirização de frota.