Em cerimônia na segunda-feira, 9, companhia assumiu a fábrica que foi da Ford e lá investirá R$ 3 bilhões para produzir inicialmente Dolphin e Song Plus
Camaçari, BA – Em cerimônia na antiga fábrica da Ford em Camaçari, BA, a BYD tomou posse oficial do terreno de 1 milhão de m2 e inicia uma nova fase produtiva na unidade. Os investimentos iniciais somam R$ 3 bilhões e contemplam a construção de duas fábricas: uma de automóveis híbridos e elétricos e outra de caminhões e chassis de ônibus.
Vieram da China para o evento o fundador e CEO global da companhia, Wang Chuanfu, e Stella Li, vice-presidente global e presidente para as Américas. Ouviram do senador Otto Alencar a promessa de que os incentivos do Regime Automotivo do Nordeste serão renovados: “A emenda [que entrará no relatório da reforma tributária] já está nas mãos do senador Eduardo Braga. Tenho a convicção de que o tema será aprovado pelo Congresso”.
Esta possível aprovação dará fôlego para uma já planejada segunda etapa de investimentos na fábrica. A primeira contempla capacidade para produzir 150 mil automóveis e para geração de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos. A expectativa é que o primeiro modelo, o elétrico Dolphin ou o híbrido flex Song Plus, saia das linhas já no último trimestre de 2024.
A segunda fase demandará mais investimentos, de acordo com o conselheiro da BYD no País, Alexandre Baldy. A capacidade saltaria para 300 mil unidades/ano e cinco novos veículos seriam produzidos.
Existe também um projeto, ainda em estudo, de implantar unidade de processamento de lítio e ferro fosfato, mas para isso novos aportes seriam necessários.
Stella Li afirmou que a Prefeitura de Camaçari colaborará na atração de fornecedores, ponto considerado importante pela empresa, que pretende ter índice elevado de nacionalização. Por enquanto nenhum acordo foi fechado.
Vale do Silício brasileiro
O reservado CEO Chuanfu falou do potencial do mercado brasileiro. Celebrou o sucesso do elétrico Dolphin, lançado a preço atrativo para o segmento, R$ 150 mil, e que em pouco mais de três meses teve mais de 5 mil unidades vendidas: “Abriremos um centro de pesquisa e desenvolvimento que buscará soluções para a mobilidade verde. Queremos tornar a Bahia o Vale do Silício brasileiro”.
O centro de engenharia foi assunto constante nos discursos da manhã da segunda-feira, 9, em Camaçari. Segundo Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o planejamento da BYD converge com a política industrial idealizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “É do que se trata a neoindustrialização: inovação focada na descarbonização”.
Negociação com a Ford
O terreno da fábrica será concedido à BYD, segundo Ângelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia: “Ainda estamos finalizando o modelo de concessão, mas será desta forma”.
O secretário afirmou que a negociação com a Ford pela fábrica envolveu R$ 220 milhões, a serem quitados em duas parcelas. Entrou na transação terminal no porto de Aratu, que deverá ser cedido à BYD. Ao menos é o que espera o conselheiro Baldy: “Nossa intenção é, no primeiro momento, importar os carros e maquinários da fábrica pelo porto. Depois as peças importadas e, por fim, fazer operações de exportação a partir de lá”.