São Paulo – A General Motors desenvolve uma série de veículos elétricos utilizando a nova plataforma Ultium, modular e dedicada especialmente à produção deste tipo de veículo. No Brasil o primeiro modelo será a Blazer EV, prevista para chegar ainda em 2024.
Segundo a montadora o grande diferencial desta plataforma na comparação com a anterior, que era usada para produzir veículos elétricos, está na sua versatilidade para produzir unidades de diversos tamanhos, assim como o uso de variados tipos de motores elétricos, módulos de baterias e modos de tração.
As baterias usadas nesta plataforma também são um diferencial, “!pois possuem composição química mais avançada que aumenta a capacidade de armazenamento de energia, proporcionando maior autonomia dos veículos, maior velocidade de recarga e maior durabilidade”.
Produzido na plataforma Ultium a Blazer EV terá autonomia de 481 quilômetros e doze módulos de bateria com capacidade total de 102 kWh. A velocidade de recarga será de 22 kW em eletropostos lentos e de 190 kW em postos de recarga rápida, velocidade 3,5 maior do que os veículos elétricos mais antigos lançados pela GM.
O segundo modelo elétrico produzido na nova plataforma será o Equinox EV, previsto para chegar até dezembro.