Espaço de 1,2 mil metros quadrados foi inaugurado dentro da CVU do Complexo Ayrton Senna na quinta-feira, 26
São José dos Pinhais, PR – Criado em 2006, quando ocupava um imóvel no bairro dos Jardins, em São Paulo, o RDCL, Renault Design Center Latam, ganhou nova sede, inaugurada na quinta-feira, 27. Um espaço de 1,2 mil m² foi reservado para as 21 pessoas que trabalham na área dentro da CVU, Curitiba Veículos Utilitários, a fábrica que produz a Renault Master no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR.
Segundo Daniel Nozaki, diretor de design da Renault para a região, a mudança tem uma justificativa: ficar mais próximo das equipes de engenharia e manufatura, que trabalham em conjunto com os designers: “Essa proximidade traz sinergias importantes para os projetos”.
São apenas dois exemplos de projetos de uma área que ficará isolada, com acesso restrito, dentro do Complexo Ayrton Senna. Segundo Nozaki em paralelo podem ser tocados até três projetos do zero e mais quatro parciais, de facelifts ou versões especiais de carros. O RDCL não trabalha sozinho: está interligado aos outros quatro centros de design da Renault no mundo, localizados na França, Romênia, Coreia do Sul e Índia.
“A diversidade criativa, com pessoas de diferentes partes do mundo que contribuem com suas visões locais, permitem que tenhamos a excelência em design. Nossa equipe auxilia, inclusive, em projetos que não são vendidos na região.”
O espaço inaugurado na quarta-feira, 26, tem showrooms internos e externos, o que possibilita a visualização de protótipos sob luz natural ou artificial, um ateliê de maquetagem, onde são feitos os protótipos, um estúdio de realidade virtual, que contribuiu para otimizar o desenvolvimento, e um lounge criativo, área livre para que reuniões de brainstorming possam ser realizadas.