Aporte permitirá ampliação em 50% de sua capacidade física, de 15 mil m² para 22,5 mil m², até 2025
Vinhedo, SP – A Scania anunciou investimento de R$ 65,7 milhões em seu centro de distribuição logística em Vinhedo, SP. O aporte ampliará em 50% o espaço, passando dos atuais 15 mil m² para 22,5 mil m². Aprovado em setembro o projeto demorará dezoito meses para ser concluído, com previsão de entrega em 2025.
O vice-presidente de vendas e marketing para a operação da Scania na América Latina, Paulo Moraes, afirmou, durante visita ao centro, o LPC, que significa Latin America Part Center, que a área do Interior paulista tem potencial para chegar até 30 mil m².
Uma nova ampliação de 7,5 mil m², no entanto, dependerá da necessidade e demandará outro investimento, assinalou Moraes, ao estimar que este processo pode demorar mais oito anos para ser discutido, a depender da procura pelas peças.
Basicamente dois fatores justificaram o investimento, segundo o vice-presidente de vendas e marketing. Um deles é o volume de lançamentos de pesados a reboque da mudança de motorização para Euro 6 este ano, no caso da Scania, com as linhas Super e Plus.
Outro é que, desde a pandemia, o segmento de reposição vem sendo impulsionado pelo fato de os caminhões rodarem mais tempo sem paradas para manutenção. Além disto, como herança deste período, o crédito escasso e caro fez com que muitos transportadores seguissem com seus veículos usados ou adquirissem, no máximo, um seminovo.
“O nosso negócio está muito relacionado à frota circulante e também ao aquecimento da economia. Hoje temos por volta de 200 mil veículos no Brasil e na América do Sul. Então, ainda que haja redução nas vendas de caminhões, se eles estiverem rodando, mais peças de reposição venderemos. Ao mesmo tempo se a frota circulante for ampliada também aumentará nosso volume, pois serão feitas mais manutenções preventivas. Desta forma vemos cenário bastante positivo para 2024 e 2025.”
Centro de distribuição logística de Vinhedo em números
Atualmente são despachadas, por dia, 42 mil peças para distribuição ou armazenamento, quantidade que, espera-se, seja ampliada na mesma magnitude do espaço, em 50%, para 63 mil. Assim como o total de linhas faturadas, hoje em torno de 5,5 mil, que deverão chegar a 8,2 mil.
O volume de peças que sai de Vinhedo todos os meses gira em torno de 1 mil 72 toneladas – equivalente ao peso de onze aviões –, e tem sua demanda praticamente dividida pelos mercados interno e o externo, sendo 560 toneladas distribuídas localmente, nos 180 pontos de atendimento da rede Scania em todo o País, e 440 toneladas embarcadas para América Latina, África do Sul e Bélgica, centro global de peças da marca, do qual a unidade brasileira é praticamente uma cópia, garantiu Moraes. Segundo ele são enviados itens como camisa de motor e para-brisa.
Enquanto o desenho do layout da expansão do espaço é feito e as obras têm início o plano é ampliar as exportações, contou Ademir Egídio, gerente executivo do centro logístico: “Prepararemos preparar a operação e capacitaremos o espaço para buscar novos mercados. O principal foco é o México, que dispõe das quatro marcas do grupo, país para o qual foram embarcados 3 mil caminhões em 2022”.
Egídio ressaltou, ainda, que o objetivo é também abrir espaço no LPC para receber peças de veículos eletrificados, de olho em novos mercados, uma vez que, por enquanto, a Scania não oferta veículos movidos a bateria no Brasil. O seu plano global, porém, é que até 2030 modelos eletrificados representem mais da metade do seu volume de vendas.
Unidade de distribuição de peças completa dez anos
O novo aporte foi conquistado no ano em que o centro logístico completa dez anos de operação. Anteriormente esta atividade era realizada no mesmo espaço da fábrica e sede brasileira, em São Bernardo do Campo, SP. Por motivos de localização estratégica, devido à proximidade às rodovias Bandeirantes e Anhanguera, e por estar a poucos minutos do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, SP – 50% do volume despachado de forma emergencial é feito por meio do modal aéreo –, além de a região ter mão de obra mais barata do que no ABC, em 2011 tiveram início as obras e, em abril de 2013, o local foi inaugurado.
Desde a sua inauguração foram investidos R$ 64 milhões – quase o mesmo valor desse próximo ciclo –, sendo R$ 48 milhões para a sua construção e R$ 16 milhões em melhorias como aumento da capacidade com a verticalização do armazém, infraestrutura para equipamentos de movimentação elétricos e ações sustentáveis, a exemplo da adoção de lâmpadas LED em 100% do espaço.
O LPC comporta, em estoque, cerca de 40 mil itens e 60% deste volume é programado com o uso de inteligência artificial, o que otimiza o trabalho da reposição, de acordo com Egídio. Com base no histórico dos clientes de determinada concessionária e dos tipos de aplicação mais comuns por eles, é possível organizá-los de forma otimizada e avaliar o desgaste das peças com base no desempenho. Com isto a Scania faz a reposição automática.
Conforme os executivos, o tempo médio de entrega é de 2,5 dias em todo o território nacional. Caso o pedido seja feito até às 16h00, porém, é possível despachar o item no mesmo dia.
Quanto à origem das peças em torno de 60% delas são importadas, o que requer de sete a oito contêineres semanalmente. Outros 25% são produzidos por duzentos fornecedores locais e os 15% restantes vêm da fábrica de São Bernardo, como cabinas e motores. Sobre o por quê do elevado porcentual de importação Moraes justificou que, como o produto Scania é global, suas peças seguem o mesmo perfil:
“Se eu desenvolver um fornecedor novo preciso que ele tenha viabilidade econômica, independentemente do momento, e mantenha qualidade, prazo e sustentabilidade. É evidente que quanto mais localizado, melhor. Mas preciso de escala. E a peça não pode faltar ao cliente. Nem aqui nem em nenhuma parte do mundo”.
Trabalham em Vinhedo 140 funcionários diretos, sendo 23% deles mulheres, além de outros trinta indiretos. O vice-presidente de vendas e marketing assinalou que existe a intenção de ampliar o efetivo conforme houver o aumento da demanda.