Fundada em 1949 possui mais de 120 lojas em catorze estados brasileiros. Valores da negociação não foram divulgados.
Campinas, SP – Após aprovação pelo CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, a Stellantis assinou a aquisição de 70% do controle da Comercial Automotiva/DPaschoal, tradicional empresa de prestação de serviços automotivos com 120 lojas próprias em catorze estados, nove marcas e 28 centros de distribuição de pneus. O valor da operação não foi divulgado.
Com quase 3 mil funcionários e faturamento de R$ 2,6 bilhões no ano passado a DPaschoal proporcionará à Stellantis competir com mais força em um mercado de R$ 61 bilhões, o de reposição automotiva. Como disse Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis, a companhia agora atinge tanto o mercado original, formado por aquele consumidor com o carro na garantia e que busca, preferencialmente, as concessionárias, como o independente, composto pelos consumidores com carros mais antigos. Este segundo segmento, de acordo com o executivo, representa 80% da demanda nacional.
“A média de idade dos veículos que entram na DPaschoal é de seis anos”, afirmou Solti, que assumiu a presidência da empresa – seu antigo presidente, Luís Norberto Pascoal, manteve 30% e um assento no conselho. “São carros que estão no segundo ou terceiro dono. A DPaschoal complementa nossa atuação e não concorre diretamente com a rede de concessionários, que soma mais de 1,2 mil oficinas.”
O movimento da Stellantis segue o planejamento global Dare Forward 2030, que tem como objetivo alcançar o primeiro lugar na satisfação dos clientes, reduzir em 30% as emissões de CO2, duplicar as receitas e ter 20% de vendas de elétricos no Brasil em 2030. É um plano global: no ano passado a companhia adquiriu a Norauto, na Argentina, com o mesmo tipo de operação.
Futuro
A aquisição foi concluída nos últimos dias, após mais de um ano de negociação com Pascoal. Solti disse ainda estar se familiarizando com a operação. Seu objetivo é, em alguns meses, dar pormenores no planejamento da Stellantis no aftermarket da região, onde já atuava por meio da Eurorepar, rede de oficinas que fazia parte da PSA – e que foi a empresa que adquiriu a DPaschoal –, a SustainERA, divisão de peças remanufaturadas, e a BPro, de peças de reposição.
Mas a tendência é a marca Eurorepar dar lugar à DPaschoal, mais conhecida nacionalmente: “Seria uma insanidade dispensar este nome no mercado brasileiro. A ideia é, inclusive, expandir para além das fronteiras”.
Com forte presença nas regiões Sul e Sudeste a intenção também é crescer a rede DPaschoal para todo o território nacional. Para isto a Stellantis espera contar com a parceria de sua atual rede de concessionários, que pode ter papel importante nesta expansão.