São Paulo – Trezentos engenheiros da Scania sediados em São Bernardo do Campo, SP, estão liderando a pesquisa do desenvolvimento global de veículos movidos a biometano, segundo Gustavo Bonini, seu diretor institucional. A companhia aposta todas as fichas no biometano para a transição energética do combustível fóssil para os eletrificados.
Bonini participou de um dos painéis do 10º Fórum do Biogás, em São Paulo. Ele disse que o Brasil é o grande mercado para o biometano:
“Em 2018 esse tipo de combustível era uma grande novidade, mas agora já é uma realidade. A Scania produz o seu caminhão movido a biometano em São Bernardo do Campo, com tecnologia e fornecedores locais”.
O diretor contou que, com o avanço deste tipo de motorização no mercado, a Scania ampliou a localização de componentes e, atualmente, um veículo movido a biometano é apenas 12% mais caro do que um modelo similar com motor diesel Euro 6, contra 30% inicialmente – a diferença ainda existe por causa da escala produtiva, alega o executivo. Desta forma o investimento adicional se paga pouco tempo após a aquisição, puxado pelo menor custo com combustível, sem considerar todos os ganhos que as transportadoras têm com a redução na emissão de CO2.
A infraestrutura tem cenário dividido pelo País. Em alguns estados já está pronta, caso de SP, RJ, MG e PR, porque é a mesma usada para distribuir o GNV. Em outros ainda precisa avançar mais. Para o abastecimento no posto existe uma pequena mudança que precisa ser realizada na bomba de combustível, que Bonini acredita que será um investimento de fácil absorção pelos postos à medida que notarem demanda pelo biometano.
A Scania também começará a usar o biometano como fonte de energia dentro da sua fábrica em São Bernardo do Campo, abandonando o gás natural nas áreas em que ele é usado: “A sustentabilidade também envolve as nossas operações e utilizaremos o biometano em operações internas. Esta é uma das ações de tantas outras ligadas ao impacto da produção no meio ambiente, como a nossa estação de tratamento de efluente que foi inaugurada no ano passado”.