São Paulo – Com um mercado de capitais desconfiado a respeito do futuro dos veículos elétricos, ainda que planos e vendas sigam em alta, ao menos duas aberturas de capital de empresas controladas por montadoras foram colocadas em xeque nos últimos dias. Na segunda-feira, 29, o Grupo Renault confirmou que cancelou o IPO da Ampere, sua divisão eletrificada criada no ano passado e que tinha previsão de começar a vender suas ações no primeiro semestre. O Grupo Volkswagen, por sua vez, postergou seu planejamento de abrir capital da PowerCo, unidade destinada à produção de baterias.
Em comunicado o Grupo Renault afirmou que “as condições do mercado de capitais não são favoráveis para prosseguir com um IPO que atenda aos nossos interesses”. Mencionou ainda que seu plano estratégico Renaulution tem capacidade de se autofinanciar e de gerar fluxo de caixa sustentável para seu futuro, incluindo as atividades da Ampere.
Apesar de desistir do IPO os planos da Ampere seguem inalterados, segundo a Renault, com ao menos seis lançamentos previstos. Da mesma forma a Volkswagen mantém sua meta de começar a produzir baterias em 2025 a partir da PowerCo, na qual investe 20 milhões de euros.
A postergação do IPO foi informada pela agência Bloomberg, citando fontes próximas à PowerCo e ao Grupo VW, embora a companhia afirme que o interesse dos investidores em seu negócio de baterias “continue alto” mesmo com o crescimento abaixo do esperado no mercado de veículos elétricos.