Um compacto, uma picape e dois SUVs fazem parte da ofensiva que mira Europa, América Latina, Oriente Médio e África
São Paulo – Em vídeo publicado no YouTube o CEO global da Fiat e CMO da Stellantis, Olivier François, divulgou uma nova família de veículos montada sobre plataforma global, multienergia, do Grupo Stellantis. O primeiro modelo, lá na Europa chamado de Panda mas aqui ainda incerto, será apresentado em julho, na comemoração dos 125 anos da Fiat.
A companhia fez uma graça: François apresentou as novidades de um restaurante em Ginevra, Itália, uma alusão a Genebra, Suíça, onde durante a semana está sendo realizado o Salão do Automóvel suíço. A família terá um modelo compacto, uma picape, um SUV Fastback e um SUV maior, com possibilidade de motorização BEV, híbrida ou a combustão. A ideia é lançar os modelos na Europa, América Latina, Oriente Médio e África.
“A Fiat é uma marca global com 1,3 milhão de carros vendidos no ano passado e líder em vendas na Itália, com o Panda, no Brasil, com a Strada, e na Turquia, com o Tipo. Estamos em um jogo global e o nosso próximo passo será a transição de produtos locais para uma oferta global que possa beneficiar nossos clientes em todo o mundo.”
Todos os modelos mostrados no vídeo são conceito: as versões de produção serão ligeiramente diferentes. Segundo a companhia os carros serão mais sustentáveis e acessíveis, com a abordagem menos é mais, com remoção de peças redundantes e redução de materiais poluentes como cromos, ligas, couro e espumas nos assentos. A plataforma usada, a STLA Small, permite o compartilhamento de até 80% das peças dos modelos.
O primeiro lançamento ocorrerá em pouco mais de quatro meses, quando a companhia comemorará seus 125 anos. Depois, ano a ano, outro modelo da família será lançado, até 2027, segundo François.
Ainda um quinto conceito, um Camper, foi apresentado. Ele homenageia a funcionalidade do Panda dos anos 1980, relembrando a versatilidade de um carro feito para cidade já com características de um SUV.