São Paulo – A BYD confirmou mais dois lançamentos para o mercado brasileiro este ano: um modelo híbrido que chegará até junho e uma picape até dezembro, segundo Pablo Toledo, diretor de comunicação e marketing da empresa, que participou do Seminário Megatendências 2024, organizado por AutoData de 19 a 20 de março.
A série de lançamentos segue o Dolphin Mini, que foi apresentado no fim de fevereiro: “Queremos expandir o nosso portfólio e chegar a novos territórios, explorando segmentos em que ainda não estamos presentes, para conquistar novos consumidores”.
O Dolphin Mini, segundo Toledo, levou para as concessionárias clientes que ainda não pensavam em ter um BYD elétrico, mas que se interessaram pelo preço do veículo e também pelas vantagens oferecidas, como um ano de carregamento grátis.
Ao fim de março, primeiro mês de vendas do Dolphin Mini, a BYD espera números positivos de venda, mirando posições mais altas no ranking após encerrar fevereiro na décima posição com 2,9% de market share, ainda sem os efeitos do último lançamento.
A mesma expectativa existe com relação aos dois prometidos: a picape buscará clientes do agronegócio. Foi o primeiro produto desenvolvido com foco na América Latina, segundo o diretor.
A fábrica de Camaçari, BA, segue o planejamento de iniciar sua operação no fim deste ano ou no começo de 2025, com a BYD se esforçando para acelerar as obras. A companhia pretende construir novos prédios para a produção, porque a estrutura existente no local não atende ao modelo de trabalho da empresa, de acordo com Toledo, que também a considerou velha depois de três anos parada. Os prédios em melhor estado de conservação serão usados por fornecedores parceiros e pela BYD para finalizar os veículos produzidos.
O foco da produção será em veículos de maior volume, caso do Dolphin, Dolphin Mini, Yuan e Song Plus, com uma atenção especial para o último, que terá motor híbrido flex produzido localmente. Para acelerar o seu desenvolvimento, enquanto a fábrica não fica pronta, os engenheiros chineses da BYD estão trabalhando no projeto do motor híbrido flex na sede da montadora, na China.
O desenvolvimento da cadeia local de fornecedores é outro ponto que está avançando, com foco maior em empresas que já estão em Camaçari e região. Também existe a intenção de trazer fornecedores chineses para se instalar na região, mas este é um projeto que ainda está em fase embrionária.
Com relação à qualificação da mão de obra para trabalhar na unidade a BYD quer treinar a população local para gerar empregos. Outro projeto é levar para a China alguns colaboradores para treinamento em sua sede durante alguns meses.