Em destaque

Venda de automóveis e comerciais leves avança 11% no primeiro trimestre

Porcentual ficou próximo do projetado pela Fenabrave, que espera um segundo semestre mais aquecido

São Paulo – As vendas de automóveis e comerciais leves no primeiro trimestre somaram 483,3 mil unidades, expansão de 10,7% na comparação com os primeiros três meses de 2023, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave, durante entrevista coletiva à imprensa realizada em sua sede na quarta-feira, 3. O resultado ficou próximo da projeção da entidade, que é de alta de 12% no ano.

O presidente José Maurício Andreta Júnior afirmou que a expectativa é de que o mercado siga com este ritmo de crescimento: “Quando todos falavam em uma alta de 7% projetamos um mercado 12% maior e manteremos esta projeção após os resultados de janeiro a março. Vale lembrar que o segundo semestre costuma ser mais aquecido”.

O cenário é considerado bom para o mercado de veículos, que passa por um momento de maior disponibilidade de crédito para financiamentos, o que afeta diretamente o aumento  das vendas, assim como a taxa de juros que deverá continuar caindo ao longo do ano. A Fenabrave também ressaltou alguns dados macroeconômicos importantes para o setor, como o aumento dos empregos e a maior renda da população brasileira.

Com relação aos financiamentos Andreta disse que a expectativa é de que volte a ser como sempre foi, representando de 60% a 70% das vendas totais. Dados da B3 mostraram que em fevereiro do ano passado o volume de financiamentos era de 52,6% e que, um ano depois, este porcentual já avançou para 56,7%. 

Em março, conforme antecipado por AutoData, as vendas somaram 176 mil unidades, volume 5,7% menor do que o de março do ano passado e 13,3% maior do que o registrado em fevereiro. A queda na comparação com igual mês do ano passado foi puxada por dois fatores: menor número de dias úteis e greve dos funcionários do Ibama, que está travando a distribuição de carros importados pelo País:

“Não sabemos quantos carros estão parados, mas se eles estivessem nas concessionárias as vendas seriam maiores”.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco