Cabo de Santo Agostinho, PE – Atracou na segunda-feira, 27, no porto de Suape, em Pernambuco, o BYD Explorer 1, navio encomendado pela empresa chinesa para transportar exclusivamente seus veículos pelo mundo. É a primeira viagem da embarcação para o Brasil, e a segunda de sua história, carregada com 5,5 mil carros, incluindo Dolphin Mini, Seal e as novidades Song Pro e King, dois híbridos plug-in que começam a ser vendidos por aqui nas próximas semanas.
A viagem durou 27 dias, do porto de Lianyun, na China, a Cabo de Santo Agostinho, PE, passando por Cingapura e África do Sul. Após desembarcar os 5,5 mil carros, a maior carga de veículos a desembarcar no porto pernambucano em sua história, o navio retorna à China vazio. De acordo com o gerente de logística, Leonardo Felippe, “a ideia não é voltar sempre vazio, mas desta vez não houve outra maneira”.
A BYD está acelerando a importação de veículos antes da nova alteração, para cima, do imposto de importação para híbridos e elétricos, prevista para julho. Segundo a reportagem apurou a intenção é desembarcar 100 mil unidades até o fim do ano, pelos portos de Suape, Itapoá, SC, e Vila Velha, ES, utilizando outros cargueiros além do Explorer 1.
A empresa já comercializou 25,5 mil veículos este ano, 43% a mais do que o ano passado inteiro.
O navio
Com 199 m 90 de comprimento o Explorer 1 tem capacidade para transportar até 7 mil veículos, a depender do tamanho. Nesta viagem ao Brasil veio com sua capacidade total, por causa das dimensões dos carros, de acordo com Felippe. É um navio roll-on-roll-off, o mais utilizado para transportar veículos, pois eles entram e saem rodando.
No Brasil, por suas dimensões, o navio da BYD só pode atracar em Suape, Santos, SP, Paranaguá, PR, e Itajaí, SC. Os motores da embarcação são movidos a GNL, gás natural liquefeito, e sua tripulação atual tem 23 pessoas, búlgaros, indianos, russos, ucranianos e romenos, segundo o capitão Nenko Nenkov.
Ele disse que normalmente o navio demora em torno de dois dias para ser carregado e de dois a três dias para ser descarregado: “Depende de quantas pessoas trabalham na operação e do porto onde está atracado”.
Esta foi a segunda viagem da história do navio, que estreou em janeiro em um desembarque para a Europa.
O porto de Suape
Os veículos que desembarcam em Suape atenderão prioritariamente as vendas aos estados das Regiões Nordeste e Norte. No ano passado, dentre importações, exportações e transbordos, o porto movimentou 80 mil veículos.
“Até abril movimentamos 25,3 mil unidades, a maior parte de exportações da Stellantis, ainda a maior operação”, disse Márcio Guiot, diretor presidente do porto de Suape. “Hoje temos 73% dos volumes para exportação e 18% para importação, mas com o início da BYD a tendência é crescer a importação.”
Sete fabricantes de veículos já operam no porto pernambucano: Stellantis, BYD, Toyota, Volkswagen, General Motors, Renault e Nissan, além de operações de transbordo de outras marcas.