São Paulo – Maior veículo do portfólio de elétricos da Volvo no mundo o chassi biarticulado começará a ser validado em Curitiba, PR, onde será produzido a partir de seu lançamento comercial. A empresa planeja exportar o chassi para cidades que operam o sistema BRT e os próximos destinos de testes serão Bogotá, Colômbia, e Cidade do México, México.
Na avaliação de André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, “um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de estabelecimento e operação infinitamente menores e também com zero emissões”.
O biarticulado elétrico mantém as tradicionais características de seu antecessor a diesel, também dedicado ao transporte de massa. Segundo a Volvo o veículo utiliza o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão mas vem, agora, com o trem de força elétrico do grupo, o mesmo utilizado nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca.
O biarticulado elétrico está equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540 cv. Possui também caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift.
Este ônibus pode ser equipado com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total, o que lhe confere autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia de duas a quatro horas, dependendo do tipo e da potência da estação de carregamento. Além disso poderá ter a opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT ao longo da jornada diária.
Em carrocerias de 28 m a capacidade de transporte é de até 250 passageiros. A Volvo possui mais de 6 mil ônibus elétricos e híbridos em circulação no mundo.