Em destaque

Mercado cresce 10% com pouca participação do Rio Grande do Sul

Venda de veículos somou 194,3 mil unidades. Resultado ficou abaixo de abril, tanto no geral como na média diária.

São Paulo – As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 194,3 mil unidades em maio, volume 10% superior ao do mesmo mês do ano passado, 176,5 mil veículos, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData

Na comparação com abril o saldo foi 12% negativo: no mês anterior os emplacamentos somaram 220,8 mil unidades. A média diária também caiu, de 10 mil para 9,3 mil unidades, em média, nos 21 dias úteis de maio. Foi o primeiro recuo da média diária no ano, embora com relação a maio do ano passado siga em alta, de 8 mil para aquelas 9,3 mil unidades.

Segundo fonte ligada ao varejo a participação do Rio Grande do Sul, que segundo a Anfavea responde por cerca de 5% das vendas de veículos do mercado brasileiro, foi bem baixa no mês passado, em decorrência das fortes chuvas que afetaram o Estado no fim de abril e começo de maio, desabrigaram milhares de pessoas e também geraram impacto nos negócios, com fechamento de concessionárias e perdas de veículos por alagamento. 

Somente nos últimos dias do mês começaram a ser registrados emplacamentos no Estado, mas ainda em ritmo lento.

A mesma fonte afirmou que os negócios no varejo estão bem devagar, com a venda direta puxando os licenciamentos de maio.

No acumulado do ano as vendas chegaram a 929,7 mil unidades, crescimento de 14,9% sobre os primeiros cinco meses de 2023, que registraram pouco mais de 809 mil.

WhatsApp Image 2026-05-28 at 13.52.25

Notícias relacionadas

quadrado_320x320
quadrado_320x320

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

quadrado_320x320