Mogi das Cruzes, SP – A Foton anunciou quatro lançamentos para o mercado brasileiro e afirmou que pretende voltar a montar caminhões no Brasil até 2028, ano em que deseja ter 10% de participação, comercializando de 13 mil a 15 mil unidades por ano, em um mercado de caminhões de 130 mil a 150 mil unidades. Fábio Pontes, seu diretor de operações, disse que as negociações estão bem adiantadas:
“Provavelmente começaremos a produção utilizando a estrutura de um parceiro local, como já aconteceu no passado. Esse projeto está bem avançado, assim como as conversas com o parceiro brasileiro”.
O executivo não revelou com qual empresa as negociações estão sendo realizadas mas afirmou que, em breve, novidades serão divulgadas.
Vale lembrar que esta não será a primeira vez que a Foton terá esse tipo de operação no Brasil, uma vez que no passado ela montou seus veículos utilizando parte da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS, em meados de 2017, e depois migrou para a unidade da Gefco, também no Rio Grande do Sul, em 2020. Esse modelo de trabalho foi desenvolvido quando a montadora tinha seus negócios no Brasil controlados pela Foton Aumark, sendo Luiz Carlos Mendonça de Barros o responsável pela empresa por uma década.
Agora os negócios locais são controlados pela matriz, a Foton China, desde janeiro, quando a empresa iniciou as vendas dos modelos Euro 6 no mercado nacional.
Para conquistar 10% do mercado nacional até 2028 a Foton aposta no seu novo portfólio, composto por quatro produtos e que será expandido no futuro, chegando até os extrapesados, que deverão chegar no Brasil no começo de 2026 para ser testados por alguns clientes. Outro ponto no qual a empresa aposta é na ampliação da rede de concessionárias:
“Hoje temos trinta lojas que estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste e, agora, queremos avançar para o Norte e Nordeste”, disse o vice-presidente mundial da Foton, William Jiang. O executivo afirmou que até o fim do ano a rede chegará a cinquenta lojas, avançando para oitenta em 2025 e chegando a cem em 2026, cobrindo todo o território nacional.
Para 2024 a expectativa é vender de 1,6 mil e 2 mil unidades, subindo para algo em torno de 3 mil a 3,5 mil veículos no ano que vem.