São Paulo – A Lecar informou em comunicado que mudou seus planos e desistiu de desenvolver modelos elétricos: focará, agora, no desenvolvimento de híbridos com etanol. Em comunicado divulgado na quinta-feira, 27, seu fundador Flávio Figueiredo Assis, que meses atrás anunciou interesse em disputar com a BYD fábrica que era da Ford em Camaçari, BA, creditou à falta de infraestrutura de recarga a principal razão para a correção dos rumos.
O autodenominado Elon Musk brasileiro alegou que “a prevalência de veículos elétricos poderá trazer mais transtornos do que benefícios para a mobilidade, ainda que as suas contribuições para o meio ambiente sejam indiscutíveis”.
Ele disse que um eletroposto de recarga rápida demanda em torno de R$ 1 milhão em investimento. Por isto, embora as vendas dos elétricos estejam crescendo no País os pontos de recarga não estão avançando na mesma proporção: “Estamos muito longe de termos a quantidade de carregadores necessária para popularizar este tipo de veículo em todo o País. Precisaremos de bilhões em investimentos para termos as condições adequadas”.
O empresário prometeu apresentar “em breve” um protótipo do modelo 459 com motor híbrido flex: “A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol com tração 100% de motor elétrico proporcione 1 mil quilômetros com 30 litros de etanol. Temos o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo”.