Attack 9 tem um motor flex da Horse como alimentador do gerador que recarrega suas baterias
São Paulo – A Volare, da Marcopolo, apresentou na Lat.Bus Transpúblico seu modelo híbrido movido a etanol, inovação inédita no segmento de transporte de passageiros. O Attack 9 híbrido traz junto com o motor elétrico uma solução desenvolvida em conjunto com a WEG e a Horse, do Grupo Renault: um motor a combustão, flex, que opera como gerador de energia para as baterias.
O objetivo é auxiliar na descarbonização de regiões onde o elétrico demanda muita infraestrutura e a energia possa ser obtida por meio renovável, como usinas e fazendas, segundo o CEO André Armaganijan: “Pretendemos oferecê-lo nas versões urbana, escolar e fretamento”.
Ainda conceito deverá entrar em testes a partir de 2025 e chegar ao mercado um ano depois. O desenvolvimento foi todo brasileiro, unindo Volare, WEG e Horse. O propulsor 1.0 turbo flex é o mesmo que equipa o Renault Kardian, produzido em São José dos Pinhais, PR: ele é ligado a um transformador de energia que recarrega as baterias instaladas no ônibus.
“A tração é toda elétrica: o motor a combustão alimenta o grupo gerador e pode ser abastecido com etanol, garantindo energia limpa e com emissão zero, se levada em consideração a medição de todo o ciclo do combustível renovável a partir da cana-de-açúcar.”
A autonomia é destaque: pode chegar a 450 quilômetros, segundo a Marcopolo, com a instalação de três packs de bateria.
A companhia, de Caxias do Sul, RS, celebra seus 75 anos durante a feira, que ocorre de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo. No seu estande, além de sua linha diesel, o Attivi Integral, 100% elétrico e desenvolvido pela Marcopolo, é destaque: segundo o CEO cerca de 1 mil ônibus elétricos, sejam seus ou desenvolvidos com parceiros, estão em circulação.