Com 500 km de autonomia e consumo de 103 kWh a cada 100 km, equivalente ao uso de 10 litros de diesel, é mais econômico do que outros caminhões da mesma categoria
Hannover, Alemanha – Na última IAA, em 2022, ele ainda era um candidato mostrando a sua competência nos exigentes testes de desenvolvimento da Mercedes-Benz. Em dois anos o eActros 600, caminhão pesado para longas distâncias 100% elétrico, passou no vestibular e ganhará as estradas europeias a partir de novembro, já com 2 mil pedidos firmes de compra, segundo Karin Rådström, chefe da divisão de caminhões da Mercedes-Benz. Ela está confiante de que este produto dará relevante contribuição ao meio ambiente: “Ele tem grande potencial de combater o aquecimento global retirando o CO2 do transporte de longas distâncias”.
Na edição 2024 do IAA, de fato, há algumas boas contribuições que, aos poucos, cumprirão com a missão de eliminar as emissões dos caminhões pesados usados no transporte de longas distâncias, o produto mais rentável para as montadoras e que, ao mesmo tempo, são os responsáveis por dois terços das emissões de todos os caminhões rodando na Europa. Todas as grandes fabricantes têm versões destes caminhões já rodando ou prontas para iniciar sua jornada no mercado europeu.
O caminhão elétrico pesado da Mercedes-Benz, com capacidade de carga de 40 toneladas combinada, se destaca, segundo Rådström, porque os testes demonstraram uma ótima relação de consumo, culminando com a autonomia de 500 quilômetros. O eActros 600 utiliza dois packs de bateria de ferro fosfato de lítio, LFP, com capacidade de 621 kWh, e o consumo aferido foi de 103 kWh a cada 100 km rodados, o que corresponde ao consumo de 10 litros de diesel no mesmo caminhão com motor a combustão.
Durante a apresentação do eActros 600, na manhã da segunda-feira, 16, Rådström demonstrou que o consumo de um caminhão para longas distâncias carregado é, em média, de 25 litros de diesel em 100 km. Com uma eficiência muito melhor do que seus produtos tradicionais, ela afirmou que o eActros 600 reverterá em “ganhos operacionais imediatos para as frotas”.
Durante viagem feita pela reportagem, de pouco mais de 25 quilômetros por rodovias próximas ao pavilhão do IAA a bordo do eActros 600, o primeiro ponto que chama a atenção é o silêncio. O motorista que conduz o caminhão afirma que isto, numa longa jornada de 500 quilômetros, faz muita diferença, evitando um desgaste auditivo para quem está ao volante.
Na realidade um caminhão elétrico ajuda muito a, muitas vezes, desgastante jornada do motorista. No caso do caminhão da Mercedes-Benz também conta com eixo de acionamento elétrico desenvolvido pela sua engenharia que praticamente releva ao motorista o papel de acionar três opções numa alavanca posicionada à direita, logo abaixo do volante. Ali ele pode selecionar o nível de frenagem e acionamento automático do eixo elétrico para regenerar a energia, reduzindo a velocidade de forma segura em quase todas as condições.
Na prática este sistema inteligente mantém a tração em rolling, ou situação de cruzeiro, a popular banguela, ou tecnicamente sem utilizar a potência dos dois motores elétricos do caminhão, poupando e regenerando energia em quase 40% do percurso.
A Mercedes-Benz realizou milhões de quilômetros de testes de rodagem com o eActros 600 em todas as condições de pressão e temperatura. Os próprios caminhões utilizados no rápido test-drive no IAA fizeram um trajeto de 500 km de distância no dia anterior para chegar ao evento. Segundo o computador de bordo da unidade avaliada o consumo foi de 104kWh a cada 100 km, o que é muito próximo do divulgado pela Mercedes-Benz, e um pouco acima porque está, neste momento, fazendo muitas operações de para-e-anda, o que naturalmente aumentou o consumo de energia.
O eActros 600 será produzido na tradicional unidade de Wörth, no Vale do Reno, a maior fábrica da Mercedes-Benz, que iniciou suas operações em 1963. Mas até lá, de acordo com Rådström, continuará sendo avaliado em condições reais de operação porque este é um protocolo relevante para demonstrar a segurança e a eficiência da operação dos novos caminhões elétricos para longas distâncias.
Por enquanto a expectativa é que no momento certo anunciarão o eActros 600 para o Brasil. Provavelmente haverá o anúncio dos planos desse caminhão elétrico para o mercado nacional. O objetivo neste momento é descarbonizar o transporte na Europa.