São Paulo – Foram financiadas as vendas de 670 mil automóveis leves, motos e veículos pesados novos e usados em outubro, 25,5% a mais do que no mesmo mês em 2023 e 11,6% acima de setembro. Foi o melhor resultado para um mês desde agosto de 2012, segundo a B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames, base privada de cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito.
No acumulado do ano o número de 5,9 milhões de unidades comercializadas a prazo está 22,9% acima de igual período no ano passado, o que equivale a cerca de 1,1 milhão a mais. De acordo com a B3 é a melhor marca para o período desde 2011, quando 6,3 milhões de veículos foram financiados.
Na avaliação do gerente de planejamento e inteligência de mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, em outubro houve aumento em todas as categorias: “Os números estão em linha com o ritmo forte que o setor tem demonstrado ao longo de todo este ano, principalmente neste segundo semestre”.
Em outubro o maior crescimento na demanda por financiamentos foi visto nas motos, com incremento de 27,1% com relação ao mesmo mês do ano passado e de 13,7% frente a setembro. Em veículos leves houve aumento de 26,4% na comparação anual e de 11% na mensal e, em pesados, a venda a prazo superou em 6,6% a de outubro de 2023 e em 9,5% o mês anterior.