São Paulo – A produção de motocicletas, de janeiro a outubro, somou 1 milhão 478 mil unidades, 11,7% acima dos dez meses iniciais de 2023, o que configurou o melhor desempenho dos últimos treze anos. Os dados foram divulgados pela Abraciclo, que representa as fabricantes do Polo Industrial de Manaus.
Somente no mês passado o volume foi de quase 155 mil motos, incremento de 17,9% frente a outubro do ano passado e de 7,6% com relação a setembro. Segundo a Abraciclo foi o melhor resultado para o mês desde 2013.
O presidente da entidade, Marcos Bento, afirmou que a indústria de duas rodas vive momento bastante positivo e que as fabricantes seguem otimistas no cumprimento do plano de produção recém-revisado, em que a nova projeção passou a 1 milhão 720 mil unidades até o fim do ano, o que se deve “à grande aceitação do produto por parte do consumidor”.
Quanto às vendas no acumulado do ano foram contabilizadas 1 milhão 577 mil motocicletas, 19,6% acima do período janeiro-outubro de 2023 e também o melhor número obtido desde 2011.
No mês passado foram emplacadas 166,7 mil unidades, alta de 21,1% no comparativo de doze meses e de 6,5% no mensal. De acordo com a Abraciclo foi o maior volume comercializado no mês em dezoito anos. Com 23 dias úteis a média diária de vendas em outubro foi de 7 mil 250 unidades.
No acumulado do ano as exportações de 26,8 mil motos registram queda de 11,8% frente aos mesmos dez meses de 2023. No mês passado, porém, os quase 3 mil embarques estão 47% acima do registrado em outubro do ano passado e 74% além do volume de setembro.