São Paulo — A edição especial anual Perspectivas da revista AutoData já está disponível para leitura on-line com as projeções para 2025 dos principais agentes do setor automotivo, colhidas de executivos de dezoito montadoras de veículos leves, pesados e máquinas agrícolas e de construção, além de analistas, economistas, quatro consultorias e cinco entidades representativas dos fabricantes de veículos [Anfavea], autopeças [Sindipeças], implementos rodoviários [Anfir], motocicletas [Abraciclo] e de concessionários [Fenabrave] e importadores [Aveifa].
As projeções para 2025 variam do baixo crescimento de mercado e produção da ordem de 3% a 6%, sob pressão de juros e preços elevados, a mais otimistas 10% a 12% no embalo do surpreendente desempenho de 2024, que superou todas as expectativas de um ano atrás. Nós checamos o pulso da indústria e seus prognósticos e preparamos um extenso material para que o leitor tire suas conclusões.
Outra boa surpresa deste ano é a Fenatran, maior feira da América Latina dedicada ao setor de transporte rodoviário de cargas, que bateu todos os recordes de público e negócios, com 74 mil visitantes e vendas de R$ 15 bilhões em caminhões, carretas, componentes e serviços. Em cobertura especial de onze páginas AutoData mostra que o evento já vendeu parte da produção de 2025 e assim transporta para o ano que vem a perspectiva de resultados acima das projeções de mercado.
Também nesta edição está a estreia dos Bio-Hybrid: Fiat Pulse e Fastback são os primeiros dois modelos produzidos no Brasil a utilizar o sistema híbrido leve de 12V da arquitetura desenvolvida pela Stellantis para acomodar eletrificação com motores flex etanol-gasolina. Em futuro próximo o mesmo sistema será embarcado em vários outros modelos com níveis diferentes de eletrificação, começando pelo circuito de 12V, avançando para o de 48V, híbrido fechado e plug-in, até chegar a modelos 100% elétricos. É o começo de uma nova era da indústria automotiva instalada no Brasil.
Também nas páginas da edição de novembro está o início das obras de expansão da Toyota em Sorocaba, que dobrará a capacidade de produção da fábrica com a chegada de mais dois novos modelos híbridos flex, frutos do maior ciclo de investimento já feito pela empresa no Brasil, de R$ 11 bilhões no período 2024-2030.
E por falar em investimentos nesta edição seguimos publicando as atualizações desses ciclos e seus efeitos sobre treze fabricantes de veículos leves e cinco de caminhões e ônibus, que juntos somam mais de R$ 114 bilhões.
Agora você já pode aproveitar estas e muitas outras informações de AutoData, para ler on-line (aqui) ou baixar o arquivo PDF (aqui).
Em dezembro voltamos com a última edição deste ano com a cobertura completa do Congresso AutoData Tendências e Perspectivas 2025, os vencedores do Prêmio AutoData 2024 e tudo que ainda está para acontecer no setor automotivo nacional. Até lá!