Estimativas foram fornecidas pela Adefa, que destaca os efeitos das políticas econômicas do governo argentino
São Paulo – Após um 2024 de instabilidade a indústria automotiva argentina deverá registrar uma forte recuperação no ano que vem. A previsão foi feita por Martin Zuppi, presidente da Adefa, Associação de Fabricantes Automotivos da Argentina, em painel do Congresso AutoData Perspectivas 2025, promovido pela AutoData Editora, em São Paulo.
Segundo o executivo a indústria local deverá produzir 550 mil veículos em 2025, um aumento de 8% com relação ao projetado para este ano. A entidade prevê ainda a exportação de 345 mil unidades e um consumo de 470 mil automóveis para o próximo ano, um crescimento de 15% em ambos os segmentos em comparação ao ano anterior.
Zuppi atribuiu a recuperação do setor automotivo à política econômica adotada pelo governo do presidente Javier Milei. Segundo ele as medidas adotadas permitiram a volta dos financiamentos a juros menores, mesmo com mais da metade da população do país vivendo abaixo da linha de pobreza.
“A Argentina está saindo de uma situação econômica complexa. Muitos esperavam que as dificuldades atravessariam 2024 e 2025”, afirmou o executivo. “No entanto as medidas adotadas pelo governo vem recuperando o poder de compra da população de forma mais rápida do que o estimado. Isso pode beneficiar o nosso setor, que também está negociando investimentos que podem ser aportados nos próximos anos, até 2030.”