São Paulo – Cerca de dois anos após decidir que deixaria de vender veículos a combustão no mercado brasileiro a JAC resolveu fazer uma nova aposta e trazer a picape Hunter, com motor turbodiesel. Segundo seu presidente, Sérgio Habib, o movimento é reflexo da retomada do imposto de importação para veículos eletrificados, que gradualmente retornará os 35% até 2026.
“Estamos dançando conforme a música. Quem não fizer isso não conseguirá sobreviver no mercado brasileiro”, afirmou Habib. “Quando vi que o governo retomaria o imposto de importação fui até a China para ver quais produtos da JAC com motor a combustão se encaixam no mercado brasileiro. 96% da demanda ainda é por esses veículos.”
Habib aposta que a retomada dos impostos sobre os veículos elétricos e híbridos fará com que ocorra queda na demanda pelos eletrificados, que ficarão mais caros. Desta forma não seria possível crescer com os seus negócios no País e ter uma operação sustentável e, por isto, a decisão foi voltar a vender veículos com motor a combustão no Brasil – e a picape se encaixa bem no mercado brasileiro.
Habib disse já estudar outros produtos a combustão para o Brasil, como uma versão da picape Hunter com suspensão multilink, que oferece mais conforto para os ocupantes, mas tem 400 quilos a menos de capacidade de carga na comparação com a versão T9. Outras versões também estão no radar do executivo:
“Teremos também uma versão Sport, que é um pouco menor, tem visual diferente e menos equipamentos de série, mas com câmbio automático, que é o que o consumidor brasileiro prefere. Também estamos olhando para versão de cabine simples e uma cabine dupla manual, mas essas deverão ter menor volume de vendas”.
Outra que terá menor volume de vendas, mas que está confirmada para o Brasil, é a picape Hunter com motor elétrico. Ela será a mais cara do portfólio de veículos leves da JAC no País, dedicada a alguns nichos específicos de mercado, como clientes que têm interesse em ter uma picape elétrica para usar nas grandes cidades e para alguns órgãos públicos, como a polícia florestal.
Nos elétricos a JAC ainda oferta um hatch, um sedã e um SUV, mas Habib espera retração na demanda por causa da alta nos preços e, com mais concorrentes no mercado, reconheceu que será difícil crescer. Sua aposta é que as vendas da JAC nos próximos anos serão como em 2024, ao redor de 1,4 mil unidades, conquistando participação de 2,3%.
Balanço 2024
Somado ao volume de 1,4 mil carros de passeio elétricos a JAC projeta vender até o fim do ano 650 vans elétricas e 160 caminhões elétricos, atingindo um total de 2 mil 210 unidades comercializadas, conquistando 3,6% do segmento de veículos eletrificados.
Até novembro a empresa vendeu 1 mil 850 unidades, registrando forte expansão de 164,7% na comparação com iguais meses de 2023. De acordo com Habib este crescimento foi puxado pelos seus veículos comerciais.