São Paulo – A venda de implementos rodoviários atingiu 146,2 mil unidades de janeiro a novembro, alta de 6% na comparação com iguais meses do ano passado, de acordo com os dados divulgados pela Anfir, entidade que representa as fabricantes nacionais.
Caso a média mensal de vendas no ano, 13,3 mil produtos, se repita em dezembro, o setor encerrará o ano com 160 mil implementos vendidos, mantendo o porcentual de alta sobre o ano passado, segundo o presidente José Carlos Sprícigo: “Mas o mercado não funciona com a precisão de uma conta matemática, há sempre variáveis naturais na atividade comercial que acabam fazendo o resultado variar um pouco a partir da projeção apresentada”.
Separando por segmentos o leve, de carroceria sobre chassis, foi quem puxou a alta de janeiro a novembro, com 64,4 mil implementos comercializados, alta de 16,1% na comparação com iguais meses do ano passado. Já o pesado, de reboques e semirreboques, que cresceu bastante nos últimos anos, registrou queda de 0,8% até novembro, com 81,8 mil equipamentos.