São Paulo – A Tupy teve aprovado pelo BNDES financiamento de R$ 58 milhões, dentro do programa Mais Inovação, para o desenvolvimento de motor a etanol MWM e transformação digital de suas fábricas de Betim, MG, e Joinville, SC.
O motor a etanol é um dos principais projetos da MWM, que foi adquirida pela Tupy. Segundo Gueitiro Genso, vice-presidente de inovação e novos negócios, o objetivo é adaptar motores originalmente a diesel para o biocombustível:
“Uma das aplicações possíveis é a transformação de tratores agrícolas a partir da validação em testes de durabilidade e campo, seguindo o exemplo de outros serviços já oferecidos pela nossa empresa, como o uso de motores a biometano em caminhões e ônibus”.
A solução está sendo testada em algumas empresas do agronegócio e tem, na visão da empresa, potencial de mercado para 5 mil tratores. Mas outros tipos de máquinas agrícolas e aplicações de transporte podem, também, se beneficiar da tecnologia:
“A adoção do etanol em bens de capital é mais que uma alternativa energética: é aproveitar um biocombustível do qual temos domínio da tecnologia no Brasil para promover a descarbonização viável”.