São Paulo – Depois de registrar crescimento relevante nos últimos três anos a HC Hornburg, fabricante de implementos rodoviários com fábrica em Jaraguá do Sul, SC, decidiu pelo passo adiante e investiu na segunda unidade produtiva em Guaramirim, também em Santa Catarina. A projeção é de que a nova planta comece a produzir em fevereiro, uma vez que está em fase final de construção e a linha de produção será instalada até o fim de janeiro.
Quem falou sobre o planejamento foi sua CEO, Betina Borchard, durante entrevista exclusiva à Agência AutoData: “A segunda unidade era necessária para expandir a capacidade produtiva. Depois de muitas incertezas no País conseguimos consolidar bons resultados e aprovar a construção da fábrica de Guaramirim”.
A executiva disse que todo o maquinário da linha de produção foi comprado no Brasil, mas disse encontrar uma grande dificuldade: mão de obra qualificada na região. Diante desse cenário a nova unidade da HC Hornburg começará a operar em fevereiro com uma equipe menor do que o esperado, com ampliação gradual até o segundo semestre de 2025, quando espera ter o quadro de funcionários necessários para produzir 40 implementos rodoviários/mês.
O foco da produção será em produtos padrão, que não demandam trabalhos específicos da engenharia. Assim a HC Hornburg espera reduzir o prazo de atendimento dos clientes, enquanto a primeira unidade, de Jaraguá do Sul, será responsável pela produção dos projetos que necessitam de mais prazo e da mão de obra da engenharia para atender as solicitações dos compradores:
“Também estamos avançando com as exportações e os mercados externos me pedem um prazo menor da compra à entrega do implemento. Por isto trabalharemos com um mix menor de produtos na segunda unidade, seguindo os padrões do mercado brasileiro e da região”.
Com a ampliação produtiva a CEO projetou um crescimento de 15% na comparação com 2024, o quinto ano de crescimento consecutivo da empresa, puxado pelo bom momento do segmento de carroceria sobre chassi. A produção do primeiro trimestre já foi quase toda vendida durante a Fenatran 2024, segundo ela.
Para 2024, quarto ano de crescimento seguido, a projeção é de incremento de 20% sobre 2023.
Novo Centro de Treinamento
Para tentar solucionar a realidade da falta de mão de obra qualificada na região a empresa investiu R$ 120 mil em seu novo Centro de Treinamento, para formação de novos colaboradores e também para treinar quem já está na operação da HC Hornburg: “A formação contínua é fundamental para melhorarmos as pessoas que trabalham na empresa tornando-as profissionais melhores”.