São Paulo – A Marcopolo apresentou sistema desenvolvido por sua engenharia que propõe a distribuição do ar refrigerado por igual no interior do veículo, o que, de acordo com a empresa, garante temperatura constante tanto para quem se senta na frente do ônibus como no meio e atrás. Soluciona assim um problema comum em ônibus rodoviários, de concentrar a vazão de ar em determinadas partes do veículo, o que pode gerar diferença de até 7ºC.
Chamado de DutoSmart o equipamento, já disponível como opcional para modelos G8, pode ser instalado em sistemas de ar-condicionado de qualquer marca. Ele utiliza sensores que captam a temperatura em diferentes pontos do interior do veículo e, por intermédio da inteligência artificial de software e hardware projetados em parceria com a Soha, empresa gaúcha de tecnologia e internet das coisas, direciona maior fluxo e volume de ar refrigerado para os locais com temperatura acima da programada.
O monitoramento ocorre em tempo real e de forma ininterrupta e também pode ser aplicado para o ar com aquecimento, com o ciclo de temperatura inverso. O sistema assegura uma variação inferior a 2ºC pelas poltronas, de acordo com a Marcopolo.
Marcopolo e Soha já fizeram parceria, anteriormente, no desenvolvimento de sistema de controle do uso do cinto de segurança em ônibus que monitora o seu uso pelos passageiros a partir de sensores de ocupação sem fios.