O inédito modelo, que chegará depois da nova geração do Kicks, será vendido também no México, segundo o presidente Gonzalo Ibarzábal
Rio de Janeiro, RJ – O inédito SUV da Nissan que integra o investimento de R$ 2,8 bilhões no Brasil deverá marcar o início da transformação da fábrica de Resende, RJ, em base exportadora. Segundo o presidente Gonzalo Ibarzábal o modelo partirá para vinte países da América Latina, incluindo o México, que nunca recebeu veículos produzidos no Brasil. Mais: o plano é buscar oportunidades em outros continentes.
O executivo considerou que é fundamental para a indústria nacional olhar para o mercado externo a fim de sofrer menos com as oscilações do mercado local e ter maior estabilidade no negócio, tanto em volume como em resultados financeiros. O Kicks atual, agora Kicks Play, segue atualmente para Argentina e Paraguai.
Quando os dois novos modelos entraram em linha a produção de Resende poderá crescer de 25% a 30%, calcula Ibarzábal, sem abrir um segundo turno, apenas com aceleração da linha de montagem e otimização dos processos internos. No ano passado a empresa produziu 64,5 mil unidades do Kicks.
Expandir a exportação do Kicks para mais mercados também integra o planejamento da Nissan do Brasil: “A nova geração do Kicks também será exportada, podendo chegar a vinte países da América da Latina também”.
E o segundo maior mercado de veículos do mundo, os Estados Unidos, torna-se candidato a receber veículos de Resende caso as ameaças do presidente Donald Trump, de elevar as tarifas de importação de produtos do México sejam efetivadas – na segunda-feira, 3, os dois países entraram em acordo e suspenderam por trinta dias a subida das taxas para 25%. O Kicks vendido lá é produzido no México e, atualmente, tem tarifa zero.
Mas Ibarzábal disse que a situação ainda é tratada com cautela pela Nissan, que aguarda um cenário mais claro e com previsibilidade para suas decisões.
Novo modelo
Ainda são guardados segredos a respeito do segundo SUV Nissan do novo investimento. Não se sabe se será maior ou menor do que o Kicks, mas é certo que será equipado com o novo motor 1.0 turbo que também será produzido em Resende.
Segundo o presidente o lançamento está programado para o próximo ano fiscal da montadora, que começa em abril de 2025 e vai até março de 2026, e a nova geração do Kicks chegará no primeiro semestre.
Em janeiro Nissan registrou participação de mercado de 4,1%. O foco de Ibarzábal é manter este índice ao longo do ano: “Manter o market share de 4% até o fim do ano é uma boa meta e possível de ser alcançada. A médio prazo nossa intenção é conquistar 6% do mercado brasileiro”.