São Paulo – As vendas financiadas de veículos no primeiro bimestre, incluídos automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas, atingiram a melhor marca da última década. O total de 1,1 milhão de unidades novas e usadas comercializadas a prazo representa acréscimo de 3,6%, ou 39 mil veículos a mais do que nos dois meses iniciais de 2024.
Os dados são da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames. De acordo com Rodrigo Amâncio, diretor de produtos de financiamento na B3, o aumento dos financiamentos de veículos no acumulado do ano mostra que o setor continua aquecido. Segundo ele o segmento de motos continua sendo a principal categoria que contribui para o resultado positivo.
O resultado foi impulsionado pelo desempenho de fevereiro, em que foram financiadas as vendas de 564 mil veículos. Trata-se de avanço de 7,3% frente ao mesmo mês no ano passado. Em comparação a janeiro houve estabilidade.
A venda a prazo de veículos leves cresceu 6,7% no mês passado, mas, frente a janeiro, caiu 1,5%. O financiamento de motos avançou 10,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior e 11% com relação a janeiro. O volume de pesados aumentou 1,4% na comparação anual e 15% na mensal.