São Paulo – A Jac iniciou as vendas do seu caminhão elétrico E-J T3,5, em versão única, com preço de R$ 299,9 mil. O modelo é dedicado a operações urbanas, com PBT de 3,5 toneladas e capacidade útil de carga de 1,7 tonelada.
Seu motor elétrico gera 150 cv de potência e a bateria da CATL de 64 kWh oferece até 230 quilômetros de autonomia. Segundo a Jac o custo operacional do veículo é bem menor do que um similar a combustão, gerando economia de R$ 1,5 mil por mês ou R$ 18 mil em um ano caso o proprietário rode 150 quilômetros por dia.
O conjunto elétrico “demanda um número menor de paradas para manutenção, por ser mais simples, e o custo de cada revisão chega a ser seis vezes menor”.
São Paulo – As concessionárias e o site da Foton iniciaram as vendas da picape Tunland pelas versões V7 e V9, já disponíveis por R$ 280 mil e R$ 300 mil, respectivamente, com garantia de dez anos. A empresa afirmou que os valores são cerca de 20% inferiores aos das principais concorrentes no mercado nacional.
A picape é a primeira a chegar ao País combinando motor diesel com sistema híbrido leve de 48V da Bosch, gerando 175 cv de potência. O câmbio é automático de oito marchas da ZF. Por ter um sistema híbrido a picape é isenta de do rodízio de veículos na cidade de São Paulo.
Interior da versão V9
As duas versões são equipadas com kit multimídia com tela de 14,6 polegadas, alerta de permanência em faixa, detector de fadiga, detector de ponto cego, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, alerta de abertura segura das portas e de tráfego traseiro cruzado, câmara 360º, ar-condicionado digital e automático, seis airbags e monitoramento de pressão dos pneus.
São Paulo – A Aliança pela Mobilidade Sustentável, movimento composto por 23 empresas e liderado pela 99, completou três anos com mais de R$ 332 milhões investidos em soluções no sentido da eletrificação e da descarbonização, com foco em veículos, infraestrutura e financiamento.
A 99 afirmou ter mais de 15 mil motoristas de aplicativo trabalhando com veículos híbridos e elétricos, que deixaram de emitir 18,5 milhões de toneladas de CO2. Já o Mercado Livre mantém frota de 2,2 mil veículos elétricos usados em entregas no Brasil e mais 1,4 mil que rodam na América Latina.
Movimentos ligados à infraestrutura de recarga também estão ocorrendo, como a parceria criada por BYD, Ezvolt e Tupi Mobilidade que conecta 1,5 mil carregadores em uma única plataforma.
São Paulo – A Scania e a Viação Santa Cruz anunciaram o início das operações do ônibus rodoviário movido a gás natural ou biometano rota São Paulo a Campinas. A montadora assinou um contrato de comodato de noventa dias com a Viação Santa Cruz, que poderá ser renovado por mais noventa dias.
Após os testes a operadora de transporte fará estudos internos e contas para avaliar a substituição dos seus ônibus movidos a diesel pelo modelo a gás, que custa de 20% a 30% a mais.
“Vamos primeiro testar o veículo para depois decidir pela compra para substituir parte da frota, algo em torno de dez unidades”, disse o proprietário da empresa, Francisco Carlos Mazon.
O ônibus utiliza chassi Scania K 340 4×2, é encarroçado pela Marcopolo, e tem motor de 340 cv de potência, similar à do motor movido a diesel. O veículo tem 14 metros de comprimento, capacidade para 46 passageiros, sua autonomia é de aproximadamente 450 quilômetros e quando abastecido com biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a 98%.
A Comgás também é parceira no projeto e será responsável pelo abastecimento do veículo, que nesta fase de testes será realizada em posto de combustíveis que já está conectado à rede de gás da empresa e fica próximo da garagem da Viação Santa Cruz. O cilindro de gás demora de 15 a 20 minutos para encher.
Caso o projeto avance a Comgás instalará um ponto interno de abastecimento na garagem da operadora, com maior capacidade de abastecimento, reduzindo o tempo para até 10 minutos.
A hora do gás é agora
A Scania entende que esse é o melhor momento para o crescimento do mercado de ônibus movidos a gás no País, pois existe produção nacional dos motores, a questão da infraestrutura é mais fácil de desenvolver na comparação com os elétricos, além do custo de aquisição que não é muito mais alto que um modelo similar a diesel. Até o fim do ano a montadora pretende chegar a 150 unidades comercializadas no País, sendo a maior parte para o segmento urbano.
Além das demandas no Estado de São Paulo a empresa participa de um projeto piloto em Goiânia, GO, que está avançando para uma fase final de negociação para o fornecimento de ônibus urbano movido a gás natural ou biometano na cidade, que construirá uma usina para produção do biometano que será usado no abastecimento dos veículos.
Atualmente a Scania tem três modelos de chassi urbano movido a gás e mais um modelo rodoviário.
São Paulo – A Volare vendeu ao governo do Rio Grande do Sul, por meio do concessionário Bormana, 49 micro-ônibus Fly 10 Executivo. Os veículos serão utilizados para o transporte de forças da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Casa Civil e Instituto Geral de Perícias, e como unidades móveis de atendimento de Tudo Fácil, Procon, Dicon, Instituto Geral de Perícias, Secretaria de Habitação e Brigada Militar.
Do total 35 micro-ônibus têm capacidade para 28 passageiros em poltronas semileito executiva. O modelo é equipado com motor Cummins ISF 3.8, com 162 cv de potência e câmbio de seis marchas.
São Paulo – A Kia apresentou o seu novo veículo elétrico acessível para pessoas que usam cadeira de rodas, o PV5 WAV, durante o Future of the Car Summit do Financial Times, realizado em Londres, Inglaterra. O veículo faz parte do compromisso da montadora para melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência.
Segundo a Kia existe uma demanda crescente no mundo por esse tipo de veículo. O PV5 WAV foi desenvolvido com foco em cadeirantes, mas também em sua família, cuidadores e motorista, “oferecendo conforto e acessibilidade para todos”. A porta lateral do veículo foi projetada para que pessoas com deficiência consigam acessar o veículo da calçada e em segurança.
São Paulo – A Caio apresentará. em parceria com a Blu Electric, durante a 21ª BusBrasil Fest, de 14 a 15 de junho em Campinas, SP, sua nova carroceria preparada para a eletrificação, a eApache Vip, recentemente incorporada ao portfólio de produtos.
A novidade será exposta nas configurações de 12m30 e 9m80, ambas em chassi piso alto, com ar-condicionado, elevador na porta central e sistema multiplex. A feira, que reúne anualmente ônibus históricos e inovadores, tem entrada solidária, a partir da entrega de 1 kg de alimento não perecível.
São Paulo – A Phinia anunciou a assinatura de acordo definitivo para adquirir a totalidade das açõesda Sem, Swedish Electromagnet Invest AB, fornecedora de sistemas avançados de ignição para gás natural, hidrogênio e outros combustíveis alternativos, além de estatores de injetores e sensores de posição linear dedicados a veículos comerciais, aplicações industriais e fora de estrada.
A expectativa da Phinia é ampliar a oferta de produtos e permitir a exploração de mercados adjacentes. A incorporação dos sistemas de ignição ao portfólio, que conta com componentes de sistemas de combustível, eletrônica, software e capacidades de calibração, cria oportunidades para otimizar o processo de combustão e aumentar a proposta de valor da empresa.
O valor da negociação é de US$ 47 milhões, o que segundo a Phinia deverá gerar cerca de US$ 50 milhões em receita anual e US$ 10 milhões em EBITDA ajustado anual. A conclusão da transação é aguardada para o terceiro trimestre.
São Paulo – Após crescer 20% suas vendas de janeiro a maio, em meio a um mercado em alta de 6%, a Ford projeta números ainda melhores no segundo semestre. Sem revelar porcentuais Antônio Baltar Jr, diretor de vendas, marketing e serviços para a América do Sul, disse que com os últimos, e próximos, lançamentos a expectativa é ampliar a alta:
“Nossa base já vem alta, porque no ano passado o crescimento da Ford foi de 70%”, disse o executivo durante o Festival Interlagos Automóveis, onde a companhia mostrou pela primeira vez, globalmente, o novo design do SUV Territory. “Vendemos 19 mil unidades, das quais 13 mil Ranger. Então acreditamos haver espaço para melhorar ainda o desempenho com os novos produtos”.
As picapes F-150 e Maverick Tremor, o Mustang GT manual, a renovação da Maverick versão Lariat Black e do Bronco Sport são alguns exemplos de fôlego para crescer dados pelo executivo. No caso das renovações, o preço foi mantido ou reduzido.
O mesmo deverá ocorrer com o Territory, a grande novidade do festival: sem mexer no preço, R$ 215 mil, o SUV chega às concessionárias em julho. Seu desenho foi mudado para ficar mais assemelhado à linha de SUVs global da Ford, com faróis full-LED em L que se integram à nova grade dianteira preta com pormenores cromados e o logo Ford no centro.
Seu para-choque dianteiro, rodas de 19 polegadas e maçanetas cromadas são novos. Na traseira mudaram para-choques e lanternas. O interior tem bancos em cinza e marrom, acabamento caprichado e mais tecnologia – mas as especificações serão divulgadas mais à frente.
E mais novidades virão. Uma já confirmada é a versão híbrida da Maverick renovada. No total a Ford promete dez lançamentos para 2025.
São Paulo – Em quase toda área de exposição em que os visitantes do Festival Interlagos Automóveis entrarem encontrarão modelos que, até então, eram inéditos no mercado nacional. As marcas que investiram para participar do evento reservaram novidades, algumas que chegam imediatamente ao mercado, como o Fiat Pulse Abarth, e outras que ainda demorarão algum tempo, como os Haval H9 e Poer T30 da GWM.
O elétrico BMW i4 M50, atualizado no Exterior, com a nova grade frontal, e interior, com o novo volante, é a grande atração do estande da empresa, que oferece a opção de acelerar o modelo na pista. São 544 cv no motor elétrico e autonomia de até 405 quilômetros, conforme o Inmetro.
Ao lado, no estande da Mini, as novidades são o John Cooper Works e John Cooper Works Cabrio, com motor 2.0 e 231cv.
A Ram preparou o avant première da linha 2025 da picape 3500, que traz debaixo do capô o motor Cummins 6.7 turbodiesel que gera 436 cv e 1 mil 458 kgfm de torque. A promessa é que seja oficialmente lançada em setembro.
A Omoda Jaecoo apresentou o Omoda 5 HEV e o Omoda 7 PHEV, que chegarão ao Brasil no último trimestre. Segundo Leandro Teixeira, diretor de produto das duas marcas, a intenção é posicionar o Omoda 5 HEV, com motor 1.5 turbo e 143 cv, como um dos híbridos mais baratos do Brasil.
Na BYD as atrações são o superesportivo YangWang U9 e o SUV off-road YangWang U8. Nenhum deles está à venda ou foi confirmado para o mercado brasileiro, mas chamam a atenção – especialmente o esportivo elétrico com 1,3 mil cv e 1 mil 680 Nm de torque: embora estático tem visual atrativo e uma função que fará muitos pararem para ver, o sistema inteligente de carroceria DiSus-X, que faz o veículo se movimentar como se estivesse dançando.
A Volvo Car usou sua participação no evento para lançar a nova geração do híbrido plug-in XC60, em quatro versões: a Plus por R$ 460 mil, a Ultra por R$ 510 mil, a Ultra Dark por R$ 520 mil e a Polestar por R$ 540 mil. É novidade também o EX30 Cross Country, versão aventureira do elétrico que herda o acabamento da versão Ultra e chegará às concessionárias em setembro por R$ 315 mil.