Em destaque

Sindicato confirma 140 cortes na Stellantis Porto Real, mas número pode ser maior

Demissões refletem fim do segundo turno da planta em que são produzidos veículos Citroën

São Paulo – A suspensão do segundo turno na fábrica da Stellantis em Porto Real, RJ, onde são produzidos veículos da marca Peugeot e Citroën, resultou em 140 demissões, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. Esse número, entretanto, poderá ser revisto pois outra centena de operários voltará de férias em 6 de março, data programada para a retomada da linha de produção após período de parada para manutenção iniciada em 17 de fevereiro: o sindicato acredita que poderá haver novos cortes.

Os 140 demitidos, que tinham contrato de trabalho por tempo determinado, foram admitidos em agosto junto com outros duzentos profissionais para operar o segundo turno. Em outubro o reforço na produção foi retomado em virtude do lançamento do novo Citroën C3 – até então, apenas o Citroën C4 Cactus e o Peugeot 2008 eram produzidos.

O presidente do sindicato, Edimar Miguel, disse que soube das demissões pela imprensa, pois, segundo ele, a entidade não foi previamente informada pela Stellantis a respeito das demissões no Polo Automotivo de Porto Real:

“Ficamos decepcionados com a atitude da empresa, que foi desrespeitosa e descumpriu o tema 638, que indica comunicação imediata ao sindicato em caso de demissão em massa, para que seja estabelecida negociação coletiva. A Stellantis sequer deu abertura para tentarmos alternativa ao desligamento dos 140 pais e mães de família que trabalhavam no chão de fábrica, a maioria na área de chaparia”.

Diante disso a entidade acionou o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e duas reuniões foram realizadas na semana passada, sem acordo. Miguel afirmou que, diante do propósito de reverter as demissões e tentar fazer com que a situação não se alastre, solicitou nova audiência junto ao órgão e aguarda retorno.

Efeito em cascata

Além das dispensas na Stellantis o dirigente relatou que já se nota o efeito cascata em fornecedores da região que trabalham com a companhia. Alegando redução na demanda a Benteler anunciou a demissão de quarenta trabalhadores na sua unidade de Porto Real, onde agora emprega em torno de 260 pessoas.

“Isso pode ser apenas o começo, e é o que mais tememos. Queremos um diálogo aberto e franco com a montadora, que emprega de forma direta em torno de 1,5 mil profissionais na cidade. Ou seja: uma dispensa dessas gera um efeito muito nocivo na renda desses trabalhadores, no emprego de outros metalúrgicos terceirizados e na economia da cidade.”

O sindicalista afirmou que está tentando reunião com o prefeito de Porto Real em busca de apoio para reverter as demissões e tentar conter o anúncio de mais dispensas.

Procurada a Stellantis informou que está conversando com o sindicato de forma transparente e respeitosa e que não comentará mais sobre o assunto. Já esclarecera, anteriormente, que a fábrica, revitalizada para receber a plataforma CMP, uma das mais modernas desenvolvida ainda pela PSA, que foi incorporada na fusão com a FCA, está pronta para receber outros dois modelos que produzirá deste ano ao próximo. E que a produção não será transferida para Betim, MG, conforme fake news disseminadas sobre o assunto.

A Benteler não retornou o contato da reportagem da Agência AutoData.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco