AutoData - Sistema inteligente e ambientalmente correto
AutoData Empresarial
04/07/2019

Sistema inteligente e ambientalmente correto

Imagem ilustrativa da notícia: Sistema inteligente e ambientalmente correto
Foto Jornalista Autodata Empresarial

Autodata Empresarial

No inverno de 2003, quem comprou um Gol zero quilômetro notou grande vantagem do carro em relação aos mesmos modelos anteriores da marca alemã: abastecido com álcool, mesmo nos dias mais gelados, o Gol mantinha o mesmo comportamento dinâmico que quando abastecido com gasolina.

 

Para melhorar a performance do Gol, em 2003, a Volkswagen o equipou com o sistema inteligente SFS (Software Flexfuel Sensor), da Marelli. Trata-se de um avançado programa de computador inserido no módulo de comando da injeção eletrônica, também conhecido como centralina. O programa identifica e quantifica a mistura entre álcool e gasolina do tanque, utilizando informações recebidas de sensores instalados em todo o sistema de injeção de combustível, entre eles a sonda lambda, localizada no escapamento, sensores de detonação, rotação, velocidade e temperatura.

 

Com essas informações, o software determina a quantidade exata de combustível que será injetada no motor e, também, o instante da faísca que vai saltar da vela para efetuar a queima dessa mistura. Inteligente e eficiente, o sistema assegura um desempenho ideal em termos de potência, torque, consumo e emissões, fazendo com que o motor funcione com diferentes combustíveis, misturado em qualquer proporção de 0 a 100%.

 

Atualmente são mais de 12 milhões de automóveis fabricados no Brasil equipados com esta tecnologia. A Marelli é líder no segmento de bicombustíveis no mercado nacional e fornece o SFS, além da Volkswagen, para as montadoras Chery, FCA e Mitsubishi.

 

“O sistema SFS foi um grande acerto porque deixa o consumidor livre para escolher qual tipo de combustível deseja usar e veio para ficar, principalmente, porque se adapta perfeitamente às novas matrizes energéticas, como os veículos híbridos”, explica Gino Montanari, diretor de P&D da Magneti Marelli Powertrain e Sistemas Eletrônicos.

 

Já o sistema responsável pelo aquecimento do combustível é o ECS (Ethanol Cold System), que complementa o SFS. O ECS permite que o motor do veículo flexfuel funcione perfeitamente, mesmo em baixas temperaturas, quando o motor é alimentado com etanol puro. O sistema realiza o aquecimento através de duas resistências posicionados no interior da galeria de combustível, dotadas de uma geometria interna especial.

 

Ao utilizar o SFS, as montadoras não precisam mais equipar os automóveis Flexfuel com sensores físicos, normalmente equipamentos mais pesados e de alto custo. Outra vantagem é ambiental. O sistema SFS está integrado na unidade eletrônica de controle do motor que permite a otimização da mistura de gasolina/etanol, garantindo um desempenho ideal em termos de emissões.

 

A Marelli produz o sistema completo para motores Flexfuel, que inclui desde a unidade eletrônica de controle do motor, o coletor de admissão, a galeria de combustível, os injetores até o sistema de partida a frio ECS.

 

A empresa também foi a primeira sistemista a montar linha de produção de bicos injetores, conhecido como Pico Eco, específicos para atender aos modelos bicombustível. A sua principal função é melhorar o desempenho dos motores multicombustíveis, pois, além de otimizar a combustão, proporciona redução dos níveis de emissões, atualmente um dos fatores primordiais para as montadoras diante da busca por atender novas leis e eliminar agressões ao meio ambiente.

 

A MARELLI combina dois fornecedores automotivos globais de sucesso, um italiano e outro japonês, ambos reconhecidos internacionalmente pela inovação e excelência em fabricação (Monozukuri). A MARELLI conta com cerca de 170 fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento na Europa, Japão, América e Ásia-Pacífico, com escritórios operacionais em Saitama (Japão) e Corbetta (Itália).

 

Foto: Divulgação