São Paulo – A Ford prepara o lançamento do seu novo Ford Bronco na região resgatando a sua história, ativa de 1966 até 1996, com quase 1,2 milhão de unidades produzidas. Diz comunicado que o modelo “ajudou a criar o conceito dos modernos SUVs” e destaca as inovações que se transformaram em realidade a partir do Bronco.
A ideia inicial de Donald Frey e de Lee Iacocca, criadores do Mustang, foi combinar a robustez dos veículos GP, general purpose, “a um padrão maior de conforto”. Os primeiros traços do que viria a ser o Bronco, formato quadrado, faróis redondos e duas portas, foram de MacKinley Thompson, o primeiro afro-americano a trabalhar como designer na companhia.
A primeira linha tinha três modelos: o Wagon era fechado, o Roadster era aberto e sem portas nem capota, e o utilitário esportivo era dotado de caçamba tipo picape. Sempre 4×4, tinham motor de seis cilindros de 105 cv e transmissão manual de três velocidades. Logo depois dispunha da opção de motor V8 de 200 cv. A primeira grande mudança foi realizada em 1973: o carro ganhou direção hidráulica e transmissão automática.
Cinco anos depois chegou a sua segunda geração, redesenhada, ocupando plataforma da Série F, “com mais espaço e conforto”, ar-condicionado, rádio AM-FM e a opção de dois motores V8. A terceira geração, que vigorou de 1980 a 1986, era menor, mais leve, com a suspensão dianteira independente e de melhor eficiência no consumo de combustível: era a segunda crise do petróleo.
Lançado em 1983 como modelo 1984 o Bronco II, uma versão menor, utilizava a plataforma da Ranger e oferecia a opção de quatro motores V6.
Sua quarta geração, de 1987 a 1991, teve a dianteira redesenhada e ganhou novidades como injeção eletrônica, freios traseiros ABS e, após 1988, duas transmissões manuais de cinco velocidades. A última geração, 1992 a 1996, ganhou recursos de segurança e de funcionalidade, como air bags para o motorista, cintos de três pontos e, em 1994, ar-condicionado sem CFC.
Saiu de linha em junho de 1996 e foi sucedido pelo Expedition de quatro portas.
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