São Paulo – A pandemia apressou o processo de digitalização da indústria automotiva brasileira, sobretudo a do varejo que, com o apoio da internet, manteve suas vendas nos períodos mais agudos das medidas restritivas para tentar conter a covid-19. As compras online cresceram em diversos setores, mas ainda encontram resistência no mercado de automóveis. Segundo pesquisa da HSR-Route Automotive 88,7% dos brasileiros não comprariam um carro virtualmente, ainda que as concessionárias já ofereçam, na maior parte, esta possibilidade.
Eles não abrem mão do contato e da experiência presencial neste caso: 66,9% das pessoas dizem que tocar, sentir os pormenores do carro, é fundamental para a tomada de decisão. Outros 25,4% lembram que o test-drive é importante para fechar negócio.
Wladimir Molinari, diretor da HSR-Route Automotive, disse que algumas práticas dificilmente deixarão de existir: “A grande maioria dos consumidores utiliza a internet para obter informações sobre o modelo desejado, seja no próprio site da marca, em sites especializados e até mesmo no Youtube, para ver a satisfação de outros proprietários. Além disso as pessoas obtêm informações sobre o veículo e até simulam financiamento e seguro, mas na hora de efetivar a compra nada substitui a experiência física”.
Foram ouvidas 575 pessoas de nove regiões metropolitanas do País, sendo 52% homens e 48% mulheres, todos com mais de 18 anos.
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